Tecnologia do Blogger.

sábado, 13 de dezembro de 2008

AI-5 - 40 anos

AI 5
Há quarenta anos, em 13 de Dezembro de 1968, o AI-5, Ato Institucional número cinco, colocava fim ao que ainda restava de liberdade e direitos após o Golpe Militar de 1964, dando ao presidente plenos poderes para intervir nos estados e municípios; cassar mandatos; confiscar bens e suspender todas as garantias e liberdades individuais. No mesmo dia o Congresso Nacional foi fechado.
Desde os primeiros dias do Golpe os militares desejavam endurecer o regime, mas até 1968 não encontravam um motivo que lhes desse legitimidade, apesar de alguns atentados promovidos pela oposição. Nesse ano, acompanhando o que acontecia no resto do mundo, os estudantes brasileiros organizaram grandes manifestações, e logo ganhariam o apoio da sociedade pela democratização. Mesmo com forte repressão e prisões, os militares temiam estar perdendo o controle da situação.
Ao fazer um discurso pedindo às moças brasileiras que seguissem o exemplo das mulheres atenienses lideradas por Lisístrata na peça de Aristófaneses, e não namorassem militares, o Deputado Márcio Moreira Alves dá o motivo que eles precisavam. O discurso é recebido como ofensa pelos militares que pedem ao congresso uma licença para processar o Deputado. O Congresso nega e no dia seguinte o governo baixa o AI-5.
É muito importante preservar a memória deste dia, até porque somos um país que ainda dá pouco valor a democracia. Se hoje podemos nos expressar livremente, inclusive por meio de um blog, como faço agora, ir e vir sem dar satisfações, participar ou não da política, protestar, e o mais importante: Recorrer à justiça em caso de desrespeito a essas liberdades, é porque brasileiros lutaram, e alguns até morreram, para nos legar esses direitos. Não devemos esquecer disso nunca!

Technorati Marcas: ,

2 comentários:

Anônimo disse...

Fico muito orgulhoso por ter sido o “Marcio” o causador do movimento que desencadeou esse uma reação política contra o militarismo.
Até que enfim um Márcio fez algo de bom na História!
Pena que a disputa política não aproveitou essa oportunidade para tornar um país realmente livre de reacionários.
Concordo com você quando diz que não devemos esquecer esse dia nunca!
Mas o problema é que, os mesmos homens que lutaram por Democracia, (ou pelo menos a maioria deles) hoje agem como verdadeiros coronéis!
Antes, nós sabíamos quem eram os inimigos e onde eles estavam, hoje eles são “invisíveis” o voto secreto no senado que o diga!
A corrupção é o câncer de nosso país!
Tudo gira em torno dos interesses deles!
De que vale ter direito de se expressar, se todos eles “estão surdos”?
Aliás, o voto “obrigatório” é sinônimo de democracia?
Sem falar dos referendos tendenciosos que confundem até os mais cultos brasileiros, por exemplo:

“Você é a favor da proibição da fabricação e venda de munição e arma de fogo?” Ou a pergunta foi:

Você é contra a legalização do favorecimento da proibição da legalização da fabricação e da legalização da venda de munição e arma de fogo?
rsrsrsrsrsrsr

Enfim, em um país onde a corrupção e o analfabetismo são elementos constantes, até quando vale ter “liberdade de expressão”.
Mas é isso ai, grande satisfação poder comentar em seu blog um abraço!

Eduardo disse...

Caramba, Marcio! Confuso mesmo...

Seu xará fez mesmo muito barulho. E nem era essa a intenção dele. Por causa do AI-5 o deputado Mácio precisou fugir do país para não ser preso. Se fosse, talvez não escapasse com vida.

Concordo com você que muita gente que lutou pela democracia na passado, hoje faz de tudo para enfraquecê-la. Não me lembro de quem é a frase, mas acho que ela é perfeita: "O poder corrompe. Definitivamente!"
Mesmo assim, hoje estamos melhor do que estavamos antes e se muita sujeira ainda continua se espalhando por aí, a culpa é nossa mesmo, quero dizer, de nós como eleitores. Somos enganados o tempo todo, é verdade, mas se o nível de educação entre a população do país fosse mais alto, muito mais pessoas teriam condições de se informar por conta própia, ir atrás da verdade sobre os políticos em quem vota e menos pessoas seriam enganadas. A qualidade dos políticos seria outra. O que você acha?

Temos, ainda, um longo caminho pela frente. Um longo caminho...

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo!

  ©Conversa de Bar - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo