Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Notável Brasileira

Já fiz essa brincadeira com uma foto do Obama. Vamos à outra:
Você saberia dizer quem é a moça desta foto? Vejamos: o desenho da sobrancelha, o casaco e o penteado sugerem alguém dos anos 30 ou 40, e a pose sensual evoca certo glamour hollywoodiano. Ela nasceu em Portugal em 1909 e veio para o Rio ainda criança, onde morou na Lapa e conheceu o samba _ então música de favelados _ e as gírias da malandragem carioca com as quais se expressava sem nenhum constrangimento.
Iniciou a carreira de cantora (ouça especial) no final dos anos 20. Ousada e transgressora, logo se tornou conhecida em todo o Brasil. Basta olhar a foto para perceber que tinha estilo. Em 1939 seguiu para os EUA onde se tornaria a atriz mais bem paga do cinema.
Apesar das críticas de que teria se americanizado (ouça), sempre fez questão de lembrar que era brasileira, mas se ressentia da recepção fria que teve ao voltar ao Brasil. Outro ressentimento era a falta de liberdade para desempenhar outros papéis, pois os estúdios queriam vê-la apenas no papel da personagem que a tornou famosa, mas que acabou por devorá-la. Já descobriu quem é?
Olhe a foto. Imagine-a com turbante, brincos grandes, colares coloridos, vestido rodado e terá a personagem que não só sobreviveu a sua criadora como se tornou um ícone mundial, lembrada e imitada nos quatro cantos da Terra: Carmen Miranda, a Pequena Notável.

4 comentários:

Roberto l.Silva disse...

Nossa so agora no final do texto pq vc revelou que eu fui sabe que era a Carmen Miranda
nossa essa e velha ja morreu né?
to desinformado hehhehehe...
mas que ela tinha glamour tinha uheuehue^^

Eduardo disse...

Roberto,

A Carmem Miranda já morreu, sim. Mas não era velha. Morreu jovem ainda, nos Estados Unidos.
Se estivesse viva, teria hoje 100 anos de idade.

Anônimo disse...

Deu para sacar em dois terços do texto. Mas Carmem Miranda é para mim uma figura mitológica de tempos antigos de uma cultura sobre a qual li um resumo. Essa historinha me despertou a curiosidade. O fato de ela ter andado pelo mundo é um assunto que me interessa.

Eduardo disse...

Thiago,
Agora fiquei curioso sobre o seu comentário a respeito desta "figura mitológica de tempos antigos". O mito Carmem Miranda pode ser analisado sob uma outra dimensão, além do mundo de fantasias que é o cinema e o teatro?

Eu escolhi esta foto porque nela a atriz Carmen aparece despida da personagem Carmem Miranda. Todo mundo (ou quase) só conhece a Carmen Miranda "estilizada" ou, como diriam as drags, "montada" _ Carmen é um ícone gay nos EUA; conhecemos o mito, não a atriz, da qual sabemos muito pouco.

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo!

  ©Conversa de Bar - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo