Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 30 de março de 2009

O Brasil Perde Uma de Suas Maiores Historiadoras

Sandra Pesavento

Sandra Jatahy Pesavento, na Feira do Livro de Porto Alegre de 2008

Foto: Adriana Franciosi - 11/11/2008

Morreu ontem, dia 29, a historiadora gaúcha Sandra Jatahy Pesavento, professora da UFRGS. Pesavento se tornou uma das maiores referências brasileiras em História Cultural, corrente a qual passou a se dedicar _ e a defender _ nos anos 90, depois de muitos anos seguindo um Marxismo Histórico quase ortodoxico.

Não a conheci pessoalmente, mas devo à ela parte significativa da minha formação, sobretudo pelo interesse que a Cultura me despertou como teoria da História. De sua autoria li História e História Cultural, onde ela apresenta essa corrente historiografica com todas as suas possibilidaes, contradições e encantos, e O Imaginário da Cidade, no qual ela explora a imagem literária como fonte para a reconstrução do imaginário urbano do início do século 20. De uma Porto Alegre que queria ser Rio de Janeiro e de um Rio de Janeiro que queria ser Paris. É um livro sobre o mito da modernidade urbana.

_ modernidade como produção artistica e intelectual de um projeto histórico chamado ‘modernização’, promovida pela transformação capitalista do mundo que dá nascimento à experiência, também histórica, individual e coletiva, do ‘viver em metrópole’. Produto da sociedade burguesa e atravessada pelas suas contradições, o sistema de ideias e imagens de representações coletivas encontra sua expressão privilegiada nos gêneros literários da época _ romance, poesia, crônicas de jornal _ e nos projetos urbanos de transformação da cidade.”

Nunca mais eu lerei um livro da mesma maneira.

2 comentários:

zezecaldas disse...

Realmente é muito triste a perda de Sandra Jatahy Pesavento.
Estudamos na faculdade em História Cultural, ela nos deu uma luz a seguir com seus livros e reflexões. Minha vida nao foi mais a mesma depois de ler a historiadora, que nos fará muita falta.

Eduardo E S Prado disse...

Ela nos fará muita falta mesmo, Zezé, a nós e a outros historiadores. Sabe que agora me deu vontade de ler tudo o que ela publicou. Tem alguns livros que já estão na minha lista. "O Pecado da Capital" é um deles.

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo!

  ©Conversa de Bar - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo