Geração Michael Jackson
Já fazia muitos anos que eu não prestava atenção em Michael Jackson. Nunca o considerei um ídolo, jamais tive um disco do cantor ou assisti a seus clips no YouTube. Tirando o período entre o final da minha infância e parte da adolescência, quando o piso liso da escola servia de pista para imitar o “moon walker”, em que as pernas parecem seguir para frente enquanto os pés deslizam para trás, a carreira e a vida do "Rei do Pop" eram indiferentes para mim. Bem, isso era o que eu pensava até receber a notícia de sua morte. Não era bem assim. Michael Jackson faz parte da história da minha geração e muitas de suas músicas compõe a trilha sonora da minha vida.
Talentoso, polêmico, inconformado com sua aparência e suas origens _ as quais tentou apagar por meio de várias cirurgias plásticas _ Jackson levou a obsessão pela construção da própria imagem além dos limites imagináveis no seu tempo. Como o Macunaíma de Mário de Andrade ele nasceu “preto” e virou “branco”, e como Carmem Miranda, criou um mito com vida própria que sobreviverá a ele graças aos seus milhares de interpretes mundo afora.
A vida atribulada do astro, as suspeitas levantadas pelo seu apego a companhia de crianças e seu comportamento excêntrico não diminuem a marca que ele deixou em uma geração inteira, que hoje está de luto.
16 comentários:
Oi Edu tudo bem??
o que notei de tão estranho que durante muito tempo não se dava noticias do Michael Jackson,so se falva dele na tv e internet revistas etc.., julgando- e a ultima noticia antes de sua morte foi de seus shows, e tão rápido chega uma noticia dizendo que ele morreu.
apesar de eu nunca ter gostado das musicas de Michael Jackson até eu fiquei surpreso de ele ter morrido assim tão de repente.
Oi, Roberto!
Faz tempo que Michael Jackson só era notícia por conta dos escândalos que protagonizava, até que este ano surgiu para ele a oportunidade de realizar os cinquenta shows em Londres a que você se referiu e tirar o pé da lama. Para se ter uma idéia do prestígio que ele ainda ostentava quase todos os ingressos para esses shows, num total de 700 mil, foram já estavam vendidos. Pena que não deu tempo.
Também não curtia muito a produção musical de Michael Jackson, mas ouvindo os sucessos mais antigos, principalmente as do início dos anos 80, me lembrei de tantas coisas bacanas.
Abração!
Não me considero fã, mas gosto das músicas dele. Tenho os CDs Thriller e Bad. Era também um dançarino e coreógrafo espetacular, que influenciou de modo contundente a indústria do entretenimento.
Ele era uma pessoa triste. Não só era inconformado consigo mesmo e com a própria vida, mas ainda tinha que aturar o escárnio de muita gente.
Espero que ele esteja bem agora.
Olá Eduardo,
Tratar de michael Jackson é incerto, pois nada do que foi dito sobre ele, eu considero verdade. Aceito apenas o que ele falou, pois a mídia distorceu muita coisa sobre sua vida enquanto ele era vivo, e distorce muito mais agora que ele está morto. Nunca fui fã dele, mais tenho que reconhecer que as letras de algumas de suas músicas eram reflexivas, elas instigavam as pessoas à olhar ao seu redor e se perguntar: "O que eu estou fazendo do Mundo? O que estou fazendo da Vida?" E, além disso o trabalho que ele fez para Àfrica, é magnífico. Veja que nem falei ainda de seu talento de cantor e de criador de muitos dos passos de hip-hop.
Não me delongando, Michael Jackson se tornou uma lenda, só pelo que criou, não pelos escândalos nem pela excêntricidade. Até.
Thiago, como boa atoa, acredito que ele não tá bem agora. Ele esteve bem mal, agora não está. Está morto. Mas respeito o pensamento. Espero que se houver vida apos o fim da vida, ele esteja bem.
(desculpem, não podia deixar de fazer piada de atéia).
Nos anos 80, entre menudos e michael jacson, eu escolhi ser a esquisita da escola, anti-social, e ser fã de triller. (é, eu não conhecia o punk rock... tinha mais alternativa)
Virei punk pós-punk, mas não me arrependo de ter comprado triller. Era legal. Uma das músicas que guardo no coração é Billie Jean (http://www.youtube.com/watch?v=En-cHBv7UpA) que me lembra, em termos de tema, de alguns sambas brasileiros (o filho não é meu)
;)
si ocê clicar no link acima, vai parar numa postagem comparativa entre Billie Jean e Nega Maluca. ;)
Flávia,
Acabo de assistir aos clips. Sensacional! Bilie Jean e Nega Maluca, de repente, tem tudo a ver, hahahaha...
Thiago e MeMe,
Michael Jackson pagou um preço alto pela sua irreverência e exentricidade. Se era infeliz? tudo leva a crer que sim. Uma pessoa inconformada com a própria aparência e viciada em analgésicos não parece ter uma vida muito alegre. Mas ele deve ter tido sim seus momentos de felicidade, aliás, como todo mundo.
----
Deixem-me corrigir um comentário deixado por mim logo acima. Disse que "não curtia" a produção musical de Michael Jackson. Não é verdade, pelo menos não com relação aos sucessos mais antigos, até o inicio dos anos 90. Depois disso eu realmente me desliguei totalmente do astro. Na verdade, só depois que ele morreu é que eu percebi o quanto gostava dele.
Abraços!
Oiie Edu,
MICHEL JACKSON, sempre foi um astro para mim, fez parte da minha vida inteira. Ele era O ETERNO PETER PAN, menino sem malícia,sofrido, que tivera que crescer para cantar e trazer o sustento para os familiares, incompreendido por todos, e pela sociedade que se deixa levar por notícias, acreditando em tudo o que leêm.
Em cada vídeo de Michel podemos ver uma brincadeira de criança, no seu Triller, notamos o lobisomem, em Moom Walker, brincadeira de Gangsters, no vídeo com a filha de Elvis, ele era Narciso na Grécia Antiga. em Black and White, ele brincava de índio, e sempre lembrando que nós não devemos diferenciar o ser humano pela cor. Em Bad ele brincava de bandido e mocinho. Vejam! Ele era uma eterna criança trazendo até nós uma magia, um imaginário onde nem todos podem alcançar.
Sempre ajudando as crianças necessitadas na África. O que fica no pensamento de muitos é de que ele era Pedófilo. Como uma criança humilde como Michael cometeria uma atrocidade deste tamanho?
Ele realmente andara esquecido, devido a diversas cirurgias, um psicológico arrebentado por máculas interminavéis.
Hoje, notamos carros passando com som em último volume, não tocando o funk insuportáveis de baixo calão, mas sim músicas de Michael Jackson!!
Acredito que o problema está no ser humano em nunca aceitar o seu próximo!!
Beijos.
Bem, Flávia, eu me considero ateu no sentido estrito (a + theos). Mas, embora não acredite na existência de um ser como o que, sob diversos significados, se denomina deus ou Deus (ou Diós, Dieu, Dio, God etc.), tenho muitas razões para aceitar a sobrevivência da consciência após a morte física.
Seja como for, nenhum de nós tem absoluta certeza do que é de Michael Jackson agora...
hehehe.
maicon morreu!
antes ele do que eu!
[]s
Ecelente artista, o mais completo que já existiu e acredito que nunca haverá outro igual. Uma figura frágil fora dos palcos, nunca flagrado em atitudo rude ou grosseira com ninguém e que se transformava em monstro sagrado no palco hipnotisando todos. Estou tão triste que não consigo parar de chorar desde o funeral que foi quando a ficha caiu. Não me conformo, eu que ganhei o LP triller com 13 anos e ouvia alucinada em uma vitrola, me dei conta que toda a minha adolescência foi marcada pelas músicas dele, querendo ou não. Não tinha uma festa que não tocasse suas músicas.Ele que também andava esquecido pra mim de repente se fez muito importante e não me canso de rever todos os clipes e shows diariamente (comprados depois) e lamententar que não o verei mais. Um gênio imcompreendido por muitos taxado de bizarro, pedófilo e refém da sua notoriedade. Quero acreditar que estejas escondido em algum lugar pra fugir desta ipocrisia e ser feliz, mas se for verdade, descansa em paz nos braços do seu verdadeiro PAI, e que Ele console nossos corações.
nao nem sabia do michael vivia mas agora nao posso comversar com ele porque ele ta no ceu um beijo michael love you
Uma pena a morte de Michael Jackson. Descanse em paz.
michael foi pro céu, lá era seu lugar ja que ele ñao tinha maldade e pensava como criança. gostaria muito de o ver na outra vida. Ele era SENSACIONAL. PERFEITO EM TUDO QUE FAZIA. PENA QUE O MALTRATARAM TANTO.OS QUE CONHECERAM SEU TRABALHO JAMAIS O ESQUECERÃO.CHORO MUITO TODOS OS DIAS, FOI COMO MORRER UM PESSOA BEM PROXIMA DE MIM.
GERAÇÃO COCA-COLA GERAÇÃO ORKUT GERAÇÃO MICHAEL JACKSON
por: nazare moreira
pra nós que vivemos os anos oitenta é muito estranho estar com essa sensação dos fãs de Elvis, porque algum dia já rimos ou fizemos graça com um desses fanaticos que colecionam tudo relacionado ao rei do rock enterrado em sua ultima residencia
como os que amaram elvis os que amaram senna viviamos distante da lembrança de como seria o dia em que xuxa se fosse em que silvio santos se fosse em que madonna se fosse,em que roberto carlos se fosse e terminantemente proibidos de pronunciar essa blasfemia em voz alta vivemos enganando nossa ciencia de como seria o dia em que michael partisse.
Agora meio que dormindo acordados pra encenarmos em nossa ultima esperança uma nova versão de thriller o nosso maior medo agora nos agarra com força e nos sacode pq estamos atonicos se levantando de um sonho ruim ou esperando que se abra mão do ultimo desejo da família e nos mostrem ao menos a fotografia do corpo repousando em seu ultimo momento. Que mal haveria nisso? Dormiriamos menos tristes e com os pés um pouco no chão.
o que nos conforta é o orgulho de sabermos que entre as musicas da turne estava THEY DONT CARE ABOUT US e isso é o nosso abraço de "fique bem" "você não está sozinho" va em paz" para michael jackson. Ele também amou o Brasil porque aqui sentiu o calor humano que aqueles poucos corações sentados em frente ao seu caixão não tiveram por nós que ficamos aqui do outro lado do mundo na corrida desenfrada por um link novo que nos leve a alguma notícia dele, alguma foto que ainda não nos foi mostrada pelos que tanto odiamos e agora tanto queriamos que um deles estivesse lá um maldito paparazzi nos mostrasse a foto do nosso rei partindo para dentro dos nossos corações.
A geração orkut fica aqui coroada como a geração Michael Jackson de quem viveu os anos oitenta e por falta de sorte ainda estava vivo pra viver aquele 25 de junho de 2009 e não conseguir se convencer que o que os olhos não veem o coração não sente; talvez porque alguém tão querido e tão sozinho não precisava de vida para viver para sempre em meio aos seus fãs.
Postar um comentário
Seu comentário é bem vindo!