Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Férias

Esta é a minha primeira postagem escrita totalmente pelo celular. Não é nenhum smartphone, mas um simples aparelho com acesso a internet _ acesso que, diga-se de passagem, é caro pra caramba! Além disso a lentidão da rede e as teclas diminutas exigem muita paciência. É um recurso para usar de vez em nunca, mas quebra o galho.
Não era minha intenção ficar afastado do Conversa de Bar por tanto tempo, mas resolvi aproveitar os poucos dias de recesso a que tenho direito para visitar parentes distantes, que vivem em terras onde ainda não há banda larga nem Lan houses _ é área rural _ , nem conhecidos com acesso a internet discada. Não é que eles não existam, mas não tenho intimidade suficiente _ menos ainda cara de pau _ para alugar seus computadores por pouco tempo que seja. Apesar disso, existe rede de internet por celular, mas é lenta demais. E muito cara! Quase inviável. É nessas horas que eu percebo o quanto estamos atrasados com relação a inclusão digital.
Mais dois ou três dias e estarei de volta. Até lá gostaria de recomendar aos leitores alguns dos blogs amigos que acompanho com muito prazer. Não vou conseguir inserir os links correspondentes, mas todos eles estão à direita da página deste blog. O'Descurvo, do Hugo Albuquerque; O Algodão Hidrófilo, da Flávia; O liberdade de Expressão _ blog coletivo onde o leitor também vai encontrar textos desses dois blogueiros _ ; O Teia Neuronial, do Thiago Leite; o Cinema e Outras Artes, de Maurício Caleiro _ esses dois últimos trazem posts sobre Michael Jackson, tema da minha última postagem _ ; entre outros _ não citei todos devido ao limite da minha conexão _ cujos links também estão a direita da página deste blog. Todos garantia de boas leituras.

Abraços a todos!

12 comentários:

Roberto l.Silva disse...

Legal Edu estar em lugares rurais, o bom e que descontai a pessoas foge um pouco do clima urbano daqui de Sampa,desejo a você e a todos leitores do Conversa de Bar ótimas férias.


abraços!!


OBS: Postar pelo celular tem que ter paciência viu(risos)

Hugo Albuquerque disse...

Puxa, eu não tenho paciência pra twittar por celular, imagine postar :)

Bem eu desejo um bom fim de férias para o amigo e que tão logo esteja de volta comentando lá n'O Descurvo.

saudações

Unknown disse...

Eduardo,

Aproveite e curta bastantes suas férias num ambiente tão diferente e primitivo. As novas gerações dificilmente terão essa oportunidade...

E muito obrigado pelo link.

Um abraço,
Maurício.

Unknown disse...

Eduardo,

Espero que ainda esteja curtindo as férias.

Passei para informá-lo que, instado a escolher 4 blogs, concedi ao Conversa de Bar o prêmio Blog de Ouro.

Quando tiver um tempo, siga o link http://cinemaeoutrasartes.blogspot.com/2009/07/premio-blog-de-ouro.html para conhecer as regras e os procedimentos e decidir se aceita ou não a premiação.

Um abraço,
Maurício.

Flavia disse...

É verdade, Edu, não é fácil acessar a internet dos rincões do Brasil. (mas se você tirar fotinhos dos rincões e colocar depois na internet, pelo menos a gente conhece um pouquinho mais do Brasil)

Outra questão que isso levanta é aquela tecla que cansei de martelar: a blogosfera fica agindo como se a internet fosse a redentora do Brasil (vamos derrotar os jornalões, vamos derrotar as direitas calhordas...) Nada contra, quanto aos objetivos, mas esta claríssimo que a grande mídia nem é a Folha (nem qualquer outro jornalão) e que a ação dos blogs é bem limitada, pois o Brasil ainda nem é internauta. A grande mídia na real são as rádios (ouvidas ao longo do dia, durante o trabalho) e as TVs (assistidas à noite com a família). Os jornalões estão perdendo público não por causa da blogosfera (se bem que eu acho que eles gostam de cutucar a blogosfera - pois o "falem mal, mas falem de mim" rende leitores, mesmo os que a lêem só pra descer a lenha) mas na competição com outras mídias. Fecham-se jornais que não estão na carteira de corporações que tenham TVs e etc, mas as corporações que tem jornais impressos, TVs e rádios estão muito bem, obrigado. As companhias de teles estão investindo em rádios, e estão em franca expansão.

Mas não deixe de trazer uma partezinha do Brasil para o Conversa de Bar. Estou à espreita, ansiando por conhecer um pouco mais.

Boa viajem e bom descanso!

Thiago Leite disse...

Qualquer dia desses eu tento postar do meu iPod Touch. O problema é que ele não tem acentos, então será um belo exercício de criatividade, pois só vou poder usar palavras que não têm acento gráfico. E acho que só vou fazer isso pela experiência e não por necessidade...

A conexão à internet por celular só vai ser algo bem comum mesmo quando houver redes sem fio espalhadas por aí, às quais possamos nos conectar sem precisar pagar extras (e que extras! Uma vez eu fiz a besteira de baixar imagens pela rede GPRS no celular e minha conta no final do mês estourou!)

Estamos atrasados na inclusão digital, mas ela está aos poucos se alastrando. E eu vejo isso no interior do Rio Grande do Norte: toda cidade, por menor e mais "interiorana" que seja, tem ao menos uma lan house. E quase todo jovem de qualquer classe social tem seu e-mail, mesmo sem computador em casa.

Andei visitando alguns dos blogs indicados. Inclusive havia acessado o Algodão Hidrófilo da Flávia há alguns dias. Muito bom.

E obrigado pela menção honrosa.

Anônimo disse...

Olá Eduardo,

Antes de tudo, gostaria de dizer-lhe que adorei seu blog, estudo nesta aréa.Se fosse cabível, após voltar de suas férias, gostaria de me aproximar mais, para dialeticarmos e filosofarmos.

Assim, se cabível me torno seguidora de seu blog.


Uma excelente féria!


Cordialmente,

Eduardo Prado disse...

Roberto e Hugo,

Muito obrigado!

Realmente, postar do celular não é bolinho, mas não chega a ser impedimento quando se tem tempo sobrando. Era o meu caso. Digo era porque não é mais. O recesso termina na próxima semana, mas eu já estou de volta. É como dizem: Tudo o que é bom dura pouco.

Abraços coletivos!

Eduardo Prado disse...

Poxa, Mauricio,

Eu não saberia descrever em palavras a satisfação que sinto em ser indicado ao Prêmio Blog De Ouro por você, um dos blogueiro que mais admiro. Me sinto honrado e agradecido por esse privilégio!

Infelizmente minhas férias estão chegando ao fim, mas eu as realmente as aproveitei muito bem, não fazendo nada, ou quase nada. Precisava dar um tempo e foi o que eu fiz, inclusive ficando longe da internet por algum tempo, mas já estou de volta.

Um forte abraço!

Eduardo Prado disse...

Flávia,

Sobre as rádios do interior, como sempre, você está certíssima! Apesar do crescimento da blogosfera, tanto em números quanto em importância e influência, somos uma gota no oceano. Tudo bem, uma gota pode ser o suficiente para para transbordar um copo, faz diferença _ e incomoda _ , mas ainda é muito pouco. Ao contrário, as FMs de cidades pequenas tem um poder influência e aglutinação surpreendente. E um alcance mais surpreendente ainda.

Quanto as fotos, dessa vez eu não tirei nenhuma, mas tenho algumas de outras férias que em breve postarei aqui. Não é um rincão desses tão distantes, fica a duas centenas de quilômetros desta Paulicéia desvairada, mas o suficiente para se esquecer da correria urbana e de toda essa parafernália tecnológica.

Brigadão!

Eduardo Prado disse...

Olá,Thiago!

A oferta de internet banda larga no Brasil deixa muito a desejar. A pouco tempo atrás li um artigo sobre uma empresa internacional que havia classificado a internet brasileira como uma das quatro piores do mundo, tanto na abrangência quanto na qualidade da conexão, embora seja uma das mais caras.

Eu realmente fiquei surpreso ao verificar que poderia acessar a internet do celular mesmo na área rural. Meu celular é um Nokia 8620 _ acho que é isso _ um aparelho simples, mas que já vem com o navegador Opera para celulares. Tirando o tamanho da tela, é quase a mesma coisa que navegar pelo IE ou Mozila. A conexão é bem lenta, mas como a tarifação é feita por bits e não por tempo de conexão dá pra encarar numa boa. O custo é elevado em relação ao que é possível fazer com uma conexão extremamente lenta, mas não chega a ser proibitiva se for para usar de vez em quando. Só não vale o preço cobrado, que poderia ser bem mais baixo. Quem sabe um dia isso muda?

Valeu!

Eduardo Prado disse...

Fyllos Logos,

Fico feliz que tenha gostado do Conversa de Bar, um blog que deve muito à colaboração dos leitores, sem ela não haveria conversa neste bar. Sua participação será sempre muito bem vinda!

Obrigado!

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo!

  ©Conversa de Bar - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo