Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Zilda Arns – 1934 – 2010.

481px-Zilda_Arns
Fonte da foto: Wikipédia
Um forte terremoto atingiu ontem (dia 12) o Haiti, deixando um cenário de destruição e morte neste país marcado por uma história de resistência e luta pela liberdade, mas também pela miséria, pela violência e pela anarquia politica e militar.  Nesta tragédia morreram, até agora, sete brasileiros e entre eles, Zilda Arns, que coordenava um trabalho humanitário.
Zilda Arns dedicou sua vida a Pastoral da Criança, que ajudou a fundar e que garantiu a sobrevivência de milhares de crianças carentes por todo o Brasil, e à Pastoral da Pessoa Idosa, da qual também era fundadora. Seu trabalho é reconhecido mundialmente e lhe rendeu diversas homenagens e condecorações ao longo da vida, entre elas, uma indicação ao prêmio Nobel da Paz em 2006. Foi também, ao lado do irmão, Dom Paulo Evaristo Arns, uma incansável defensora dos direitos humanos.
Uma grande perda para o Brasil e para o mundo.  

6 comentários:

Roberto l.Silva disse...

Poxa trágico isso não é Edu ! acho uma boa.. ação o que o presidente Barack Obama esta fazendo pelo Haiti ..perdemos Brasileiros não só a Zilda Arns.. como muitos que estavam a trabalho por la.... agora é so ter esperança que não tenha muito mais tragédia.. do que já teve...

Hugo Albuquerque disse...

Nossa, que coisa! Além da tragédia horrenda, é lamentável como ainda tenhamos registrado uma perda irreparável como essas. Pobre Haiti.

Guilherme Diogo Rodrigues disse...

Realmente uma grande perda por tudo a humanidade,mas o trabalho dela vai continuar.
No momento o que me preucupa é grave situação dos habitantes do Haiti, que estão marginalizados à fome, sede e falta de moradia.
Agora o que nos resta é apoiar nossos soldados, e torcer pela recuperação real do país.

Eduardo Prado disse...

Guilherme,

Seu trabalho deve continuar, sim. É um exemplo a ser seguido, dentro e fora do Brasil.

Quanto ao Haiti, a situação é desesperadora, e parece se agravar a cada dia. Se por um lado o país tem sido alvo da maior mobilização de solidariedade já ocorrida no mundo, por outro os diferentes países que trabalham nas ações de salvamento não se entendem. O resultado é que até aviões carregados com remédios, água e alimentos são impedidos de pousar no país pelos EUA, que unilateralmente, decidiram controlar seu espaço aéreo.

Anônimo disse...

Tem certas coisas que nos deixa perplexos, a Dona Zilda poderia passar despercebida pelo Haiti se não fosse esta tragédia que a consumiu, acredito que muitos só ficaram sabendo do seu trabalho devido a esta catástrofe, por outro lado ouvi hoje na Band News, que a Comunidade Européia estar insatisfeita com a suposta liderança Americana no controle das cçõs no Haiti, é como se estivessemos diante de uma disputa por liderança em um momento como este.
É...mundão véio e grande com cérebros tão vulgar!
Abraços, meu grande amigo Edú !
Valter Bispo da CRuz

Eduardo Prado disse...

Verdade, Valter!

Tanto o Haiti e triste situação social e econômica do seu povo, quanto o trabalho de Zilda Arns e das pastorais da Criança e dos Idosos, coordenados por ela, se tornaram mais conhecidos após esta tragédia. E porque não antes?

Quanto a "liderança" estadunidense nos trabalhos de salvamento e reconstrução do Haiti, não são apenas os europeus que estão insatisfeitos. O Brasil mesmo, pais que lidera a missão de paz no Haiti com cerca de 1600 soldados, já reclamou diversas vezes da burocracia e do unilateralismo das ações por parte dos EUA. Alguns aviões da força aérea brasileira, carregados com água, alimentos e remédios foram proibidos de pousar no haiti pelas forças estadunidenses. Sem contar que empresários, políticos e jornais dos EUA discutem abertamente como deve ser feita _ e como não deve ser feita _ a reconstrução do país. Ninguém parece preocupado em perguntar aos haitianos como eles querem reconstruir seu pais.

Obrigado pelo comentário, meu amigo! Precisamos nos ver....

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo!

  ©Conversa de Bar - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo