Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Virada Cultural 2010 – Tudo ao Mesmo Tempo Agora!

Virada Cultural 2010 017

A Virada Cultural é certamente um bom programa, seja para o paulistano seja para o turista. É um raro momento em que a população pode se apropriar do espaço público da metrópole e caminhar pelo Centro histórico sem a sensação de insegurança. Na minha opinião, esse é o maior mérito do evento que acontece uma vez por ano e reúne centenas de atrações culturais durante vinte e quatro horas.
Virada Cultural 2010 042

<></>
Virada Cultural 2010 016
Desde que foi criada em 2005 na gestão de José Serra,
a Virada Cultural cresceu em orçamento e em público, mas perdeu uma de suas propostas iniciais que era a de fazer a “festa” por toda a cidade. Havia uma concentração de atrações no Centro, mas os bairros, incluindo os da periferia, também contavam com palcos relevantes dentro do cenário artístico paulistano. Porém, ano após ano, as atrações na periferia foram diminuindo e hoje a Virada Cultural é um evento quase exclusivo da região central da cidade, com pouquíssimas opções para quem vive na periferia ou mesmo em bairros mais centrais.
 
Virada Cultural 2010 043
Há várias justificativas para isso, como a questão da segurança pública, mas a verdade é que o Centro confere maior visibilidade e dá ao evento um caráter mais grandioso. Há também o discurso de que a Virada contribuiria para a revalorização do Centro, mas isso é só discurso. Quem imagina a região central como um lugar perigoso, abandonado pelo poder público, mal cuidado e sujo não teve muitos motivos para mudar de idéia depois de participar do evento, isto porque, apesar do orçamento milionário, a Virada Cultural não é acompanhada de ações de preservação e de melhorias urbanas. Terminada a festa a região volta ao abandono de sempre.
 
Não é só geograficamente que a Virada Cultural se afastou da periferia, culturalmente também. O rap e o hip-hop, expressões culturais de grande importância para milhões de jovens da periferia, ficou confinado a um único espaço, afastado dos outros palcos e com poucos convidados. Mesmo o Forró e a Música Sertaneja, bastante populares na cidade, foram mal representados. Neste aspecto ainda falta muito para que a Virada seja um evento realmente democrático.
Virada Cultural 2010 058
 
Virada Cultural 2010 059
A proposta da Virada Cultural é válida e já foi incorporada pelos paulistanos, mas é preciso que a cidade tenha uma politica cultural que vá além dela. Será que vale a pena concentrar grande parte do orçamento municipal destinado para o fomento da cultura num único dia do ano deixando parcos recursos para os outros 364 dias?

7 comentários:

Hugo Albuquerque disse...

Que pena que não nos encontramos, Edu. Fiquei na Virada umas doze horas. Passei de tudo, me diverti, bebi muito, quase apanhei da tropa de choque - e ainda terminei o dia bêbado no gramado da Praça da República ;-)

Roberto l.Silva disse...

Eu queria muito ter ido.... mas cabei não indo Edu estava super legal hein.. pelo visto .. más na próxima eu vou...

Eduardo Prado disse...

Que pena mesmo, Hugo!

E eu que sempre te achei tão certinho, hehehe...Mas olha, você faz muito bem!

Eu não sou nenhum porra loca (menos por vocação que por oportunidade), mas ultimamente estou ficando bem comportado, tô até preocupado.

Fiquei na cidade até quase quatro horas da madrugada, aí começou a bater o sono (depois dos 30 é f...) e eu resolvi voltar pra casa. Que não é nada perto, moro no Campo Limpo, então já viu.

Acho que um dia desses a gente acaba se encontrando. Estou conseguindo me organizar melhor no trabalho e daqui a pouco vou poder acompanhar melhor, in loco, um pouco do que acontece nessa cidade maluca.

Um forte abraço!

Eduardo Prado disse...

Foi muito bom, mesmo, Roberto. Mas no ano que vem tem de novo e aí você vai. Vale a pena!

Jéssica Neri disse...

Já tinha ouvido falar dessa virada cultural, mas nunca me interessei em ir... mas depois desse seu post fiquei curiosa. Acredito que seja bem legal! Quem sabe na próxima eu apareço por lá... Pindamonhangaba não fica tão longe assim da capital!

Eduardo Prado disse...

Olá, Jéssica!

Realmente, Pinda é logo alí, quer dizer, não são nem 150 km... :)

Venha sim! Vale a pena conhecer a Virada Cultural. As ruas do centro ficam cheias de gente de todas as tribos. Tem de tudo! Embora faça algumas críticas ao modo como é organizada, tenho que reconhecer que a Virada reflete bem o espírito dessa "paulicéia desvairada".

Se vier em 2011 se prepare os para andar bastante. As distãncias entre as diferentes atrações são grandes e embora o evento dure 24 horas o tempo é insuficiente porque tudo acontece ao mesmo tempo. E escolher uma atração significa perder outras tão ou mais interessantes.

Mas você não vai se arrepender.

Jéssica Neri disse...

Obá! eu amo andar bastante... e 24 horas relamente é insuficiente, logo pra mim que gosto de "quase tudo ao mesmo tempo" fica um pouco dificil escolher uma atração só... Mas concerteza eu vou curtir bastante!

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo!

  ©Conversa de Bar - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo