Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Quem Inventou o Papai Noel?


Se você se perguntou "como assim quem inventou?" é melhor parar essa leitura por aqui. Continuar pode ser fatal para sua imaginação.
Brincadeirinha, mas se você decidiu continuar é porque assumiu os riscos ou conhece um pouco da história. Neste caso já deve ter respondido que foi a Coca Cola. Certo?
Se o Papai Noel em questão for aquele que vive no Pólo Norte e que, no Natal, viaja num trenó puxado por renas voadoras, cheio de presentes, é isso mesmo. Foi a Coca Cola. Porém, o Bom Velhinho não foi inventado do nada, mas adaptado de lendas e crenças tão antigas quanto o próprio Natal!
Uma dessas lendas é a de um velhinho muito bondoso que viveu por volta do século III, na Lícia, onde hoje é a Turquia. Seu nome era Nicolau. Ele adorava crianças e sempre tinha um presentinho para elas. Após sua morte diversos milagres foram atribuídos à ele, e em pouco tempo Nicolau se tornou o santo do Natal. Muito popular no Oriente e no Norte da Europa.
A partir do século VIII, as conversões religiosas do Oriente ao islamismo e, posteriormente, do Norte da Europa ao Protestantismo, significaram o fim da sua veneração justamente onde ela era mais popular. Desde então São Nicolau passou a ser incorporado ao campo da lenda, da fantasia. Mesmo assim, ainda hoje ele é o Santo Padroeiro da Grécia e da Rússia.
No século XIX, escandinavos e alemães que imigraram para os Estados Unidos levaram a lenda natalina do Sankt Niklaus _ São Nicolau _ com eles. Aos poucos os americanos foram incorporando esse tradição até que em 1886 a Coca Cola resolveu popularizá-la, retirando os elementos do catolicismo e vestindo-o de vermelho, a cor da marca de refrigerantes, simplificou seu nome para Santa Klaus, mais fácil de pronunciar, e criou a lenda em torno do Pólo Norte. Vejam vocês o poder que tem o dinheiro e uma boa propaganda...
Segundo Joseph Campbell, os mitos não precisam ter compromisso com a verdade, pois são verdadeiros para quem os cultiva. Para muita gente, inclusive para muitos marmanjos, esse deve ser o caso do Papai Noel. No Brasil o nome Noel vem do Francês, e quer dizer Natal. Em Portugal ele é conhecido como Pai Natal, na França Pepe Noel e na Inglaterra, Father Christmas.

Feliz Natal! Ho! Ho! Ho! Ho!

4 comentários:

Anônimo disse...

Puts meu !
Não acredito!
Enganaram-me por tanto tempo?
Você sabe como essa notícia pode ser traumatizante tanto para as crianças quanto até mesmo para muitos adultos?
Fiquei muito triste com essa sua informação!
Mas não é pelo fato de não existir Papai Noel não, ou pelo fato dele ter sido idealizado por uma marca de refrigerante (que por sinal acaba com a saúde alheia). Mas o que me entristece verdadeiramente é o fato de que a maioria das pessoas no mundo pautam sua existência e sua realidade em função de mitos enganosos como Papai Noel, Coelhinho da Páscoa,Dia das Mães, Dia das Mulheres, Dia dos Pais, Dia dos Namorados enfim, datas que hoje mais do que nunca têm o interesse de potencializar o mercado e perderam seu verdadeiro sentido. E não vou nem falar ainda de outros mitos criados no meio político e religioso!
De qualquer forma Feliz Natal !

Eduardo disse...

Marcio,

Com certeza!
O Capitalismo é mesmo muito criativo.Tudo é motivo para consumir. Quem tentar sair desse sistema corre o risco de magoar alguém. Imagine, no Dia dos Namorados, um rapaz não comprar um presente para sua namorada porque não quer compactuar com essa exploração do mercado. A namorada pode não entender, ou pior, entender errado e achar que, se não teve presente é porque o namoro não é sincero.
Com o Natal é mesma coisa.

No texto anterior eu postei um link para um resumo do livro "O Suplício do Papai Noel", do Claude Lévis-Strauss. Ele fez uma análise surpreendente do "culto" ao Papai Noel. Se tiver tempo dê uma lida. Vale a Pena!

Vanessa Guimarães disse...

eu acho q essa noticia deveria ser tirada de serculação ... isso acaba com a imaginação da criança.. com seguiram acabar com a minha...
estou descepcionada

Anônimo disse...

isso eu ja sabia uma parte ate do nicolau

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo!

  ©Conversa de Bar - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo