Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Todo Mundo Em Pânico!


Créditos da imagem: "O Grito". De Edvard Munch (1863 – 1944)
As manchetes são assustadoras: Pânico nos merdados! Onda de pânico se espalha pela Europa! Quinta-feira negra! Dia catastrófico em Nova Iorque!
A julgar pelos noticiários, a impressão é de que o mundo está acabando ou que pelo menos o capitalismo vive seus últimos dias. Já ouvi que alguns socialistas mais radicais _ sim eles existem! _ e alguns cidadãos do Oriente Médio, decepcionados com o Ocidente, estão preparando uma grande queima de fógos assim que vier a notícia derradeira de que a quebra dos mercados mundiais acaba de por fim a famigerada civilização Judaico-Cristã-Ocidental-Capitalista. Claro que deve ser exagero, mas que a torcida existe, existe.
Do Oiapoque ao Chuí, qualquer habitante desse país que seja minimamente informado, já teve conhecimento da crise. É ligar a televisão, sintonizar o rádio, folhear uma revista ou abrir um jornal _ nem precisa abrir, basta olhar a primeira página _ que a palavrinha mais usada e falada nos últimos meses estará lá. Crise! É crise que não acaba mais.
Não quero diminuir aqui o tamanho da crise financeira mundial, que realmente é muito séria, menos ainda a função do jornalismo, que é informar, mas o tom alarmista e sensacionalista dos noticiários me incomoda bastante. Será mesmo o fim do mundo? Fora dos noticiários, na rua, mesmo nos dias em que a Bolsa de valores de São Paulo, a Bovespa, registrou suas piores perdas, quem mora na cidade e passa pela região pôde ver os funcionários da Bolsa conversando e bebendo animadamente nas mesas dos bares que se estendem pelas calçadas próximas, depois do expediente.
A despeito das imagens que vemos na TV, de corretores a beira de um ataque de nervos, a crise parece não ter chegado ao happy hour da sexta-feira. Um sinal de que o mundo ainda não esta para acabar. E nem o capitalismo, a julgar pelo preço que estão cobrando pela cerveja que servem por lá.

2 comentários:

Anônimo disse...

[ISSO NÃO É UM COMENTÁRIO]Cara! Fico cada vez mais admirado com suas postagens realmente são muito boas e divertidas suas observações, falou como um economista! Não tenho nada a comentar, porém apenas uma pequena observação na primeira frase do seu texto “Todo Mondo Pânico” você escreveu:
Pânico nos “merdados?” Foi proposital?

Eduardo disse...

Marcio,

Putz, foi erro mesmo.

Sabe que eu leio e releio várias vezes meus posts antes de publicar; e depois de publicados também, mas sempre passa alguma coisa, como essa dos "merdados". Se bem que, pensando bem, deu merda mesmo!

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo!

  ©Conversa de Bar - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo