Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 16 de março de 2009

20 Anos Em rede

O aniversário quase passou batido por mim, mas não poderia deixar de ser mencionado aqui. Afinal, sem ela não existiria este blog, nem e-mails, sites e uma infinidade de outras coisas que mudaram para sempre a maneira como nos relacionamos com o mundo, com nós mesmos e até com o tempo, que ficou mais curto.
Na sexta-feira passada, dia 13 de Março, a web completou 20 anos. A internet já existia, data dos anos 50 e foi criada com fins militares, mas a sua utilização mudou radicalmente quando um cara chamado Tim Berners-Lee inventou o WWW _World Wide Web _ uma fórmula que permite aos computadores pessoais trocarem informações entre si. A princípio a rede servia apenas à pesquisadores, mas a partir de 1995 seu uso explodiu, ficando ao alcance de qualquer pessoa que tenha acesso a um computador e uma linha telefônica.
A web bagunçou a questão dos direitos autorais, o conceito de privacidade, detonou a indústria fonográfica, está detonando a indústria do cinema, ameaça por fim a era dos grandes jornais impressos e promete fazer o mesmo com as redes de televisão. Sem contar que transformou as relações de trabalho, entre políticos e eleitores, entre empresas e consumidores, governos e cidadãos, mudou até mesmo a vida de pessoas que não usam a Rede ou nem sabem para que ela serve.
Se em tão pouco tempo a Rede Mundial de Computadores provocou mudanças tão profundas na sociedade, imagine então daqui mais 20 anos? Para onde ela vai nos levar?

7 comentários:

Roberto l.Silva disse...

É mesmo a web mudou muita coisa no nosso mundo praticamente esta mudando muito ainda,pois os futuro do jornal é acabar não existindo,daqui a 20 anos muitas coisas vão mudar,mas pensei que a web foi criada nesse tempo 20 anos,mas não sabia que ela existiu nos anos 50,mas também passou por uma reforma incrivel .

Hugo Albuquerque disse...

Eduardo,

Daqui há vinte anos, ela será totalmente diferente do que é hoje e terá causado uma mudança tão violenta na humanidade que eu nem saberia prever,mas a questão aqui é se ela vai nos libertar ou nos escravizar mais ainda - acho que pelo própria natureza da Internet e de quem e o que a controlam, poderemos ter um futuro muito terrível ou algo sem precedentes na História. É questão de manter a vigilância e ao mesmo tempo apertar os cintos porque os próximos anos serão bem agitados nesse sentido.

Anônimo disse...

Roberto,

Não sei explicar muito bem, mas a internet é um conjunto de redes interligadas que permite a troca de documentos entre elas. Foi criada nos anos 50 pelo governo norte-americano para facilitar a comunicação entre suas forças-armadas e pouco tempo depois foi adotada por Universidades e centros de pesquisas. Já a Rede Mundial de Computadores é um sistema de servidores que permite a troca e o compartilhamento de dados hospedados em outros servidores de forma anônima _ e sem proprietários _ através da internet.

Se eu encontrar um link para uma definição melhor eu posto aqui. Mas se você encontrar primeiro me indica o endereço, ok?

Valeu!

Anônimo disse...

Hugo,

Muita coisa vai mudar. Algumas já estão as nossas portas como a Web 3.0, prevista para daqui a poucos anos, mas que o Brasil, que tem a quarta pior banda larga do mundo, e uma das mais caras, não está preparado para receber.

É difícil prever se o desenvolvimento da Rede será mais benéfico que maléfico, mas eu sou otimista. Não sei se já assistiu ao documentário “Encontro com Milton Santos”. Nele o geógrafo imagina a Internet como uma nova possibilidade de mobilização entre as pessoas. A manifestação contra a Folha mostra que ela tem esse potencial, precisamos é saber usar.

A internet nos deu uma liberdade inimaginável alguns anos atrás, mas essa liberdade está incomodando muita gente. Existe o risco de a Internet se tornar um campo vigiado, policiado e ser apropriada por grandes corporações. Existem diversas propostas nesse sentido e o governo brasileiro, infelizmente, é um dos que engrossam o coro por uma Internet controlada.

Ps: Obrigado pelas correções. Erros acontecem; às vezes mais do que deveriam.:D.

Hugo Albuquerque disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hugo Albuquerque disse...

Eduardo,

Eu também sou otimista com o que foi construído até agora, no entanto, o x da questão é não baixar a guarda e lutar por mais avanços - o banner do projeto do Azeredo está aí pra nos lembrar que o preço da liberdade é a eterna vigilância.

PS: Relaxa, comigo acontce o tempo todo. Nessa correria danada, não raro, dou umas bolas foras que me dão raiva ;-)

Roberto l.Silva disse...

Claro vou dar uma pesquisada sim Edu,pode dexar eu passo o link por email pra vc ta ok?
abraço!

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo!

  ©Conversa de Bar - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo