Projeto Ameaça Internet Brasileira
O Projeto, que tomou novo fôlego neste mês de Março, visa limitar a liberdade de navegação e a privacidade na internet sob a justificativa de proteger direitos autorais e tornar a Internet mais segura para quem realiza transações financeiras on-line, além de coibir crimes como a pedofilia. Mas a invasão de sistemas, o roubo de senhas e uso sem autorização de propriedade intelectual, assim como a prática de pedofilia na Web, já são crimes com penas previstas em lei e contam com a atuação da polícia. Esse discurso serve para garantir o apoio da população, mas esconde seus reais interesses.
Uma internet livre não ameaça apenas alguns setores da economia, mas as próprias relações de poder vigentes, já que diversifica as fontes de informações e mina o poder dos formadores da opinião pública. Mais que isso, favorece as mobilizações em torno de interesses coletivos e a disseminação de idéias.
Você pode acompanhar as discussões em torno deste projeto através de blogs como o do Sérgio Amadeu e de sites como o Software Livre. Sempre que houver novidades também publicarei aqui. O banner funciona como link para a petição online contra o projeto, basta clicar e assinar. Precisamos de um milhão de assinaturas!
6 comentários:
Esse projeto do Seanador de PSDB está querendo acabar com a internet de nós brasiliros,porque imagina os problemas que viriam a acontecer,não so com os setores da economia,com os setores publicos .e pode piorar muito mais se isso acontecer estou torcendo para que isso não aconteça.
Roberto,
Quanto a isso pode ficar tranquilo. Ninguém pensa em acabar com a Internet, o que esse projeto pretende é restringir a privacidade do usuário e limitar a liberdade de navegação. Trocar arquivos com alguém, por exemplo, pode ser desculpa para violarem sua correspondência eletrônica ou rastrearem seus dados de navegação, pois presume-se que quem baixa ou envia arquivos é um potencial infrator. Ou seja, o internalta é considerado culpado atá que se prove o contrário.
O projeto já foi um pouco atenuado. Na proposta anterior o usuário precisaria digitar nome de usuário e senha toda vez que quisesse acessar uma página. Seria totalmente inviável. Pior, o simples ato de linkar outra página poderia configurar infração de direitos autorais. Um verdadeiro absurdo. Cada passo, cada conta de email criado e até mesmo serviços como blogs seriam vigiados de perto pelos provedores.
Nem tudo no projeto do Senador Azeredo é ruim, algumas propostas até estão de acordo cor regras adotadas em outros países, mas algumas delas são péssimas e com certeza engessariam a Internet brasileira se forem aprovadas.
Eu tinha visto esse projeto a algum tempo , mas confesso-lhe que não tinha encontrado muita coisa na internet, até que vi o link em seu blog. Sou totalmente contra este projeto, e gostaria de saber como posso colocar esse link em meu blog.
Abraço!
Esse projeto é perigoso porque pode acabar com a liberdade de navegação na internet. Se a gente não ficar de olho ele pode passar no congresso, por isso é importante assinar a petição, que é uma espécie de abaixo assinado.
Para instalar o banner é fácil.Basta copiar a imagem usando o botão direito do mouse e salvar numa pasta do seu computador. Depois acesse painel de controle do Blogger, vá até o layout e na coluna que achar melhor clique em "adicionar elementos de página". Selecione imagem, baixe o arquivo do banner do seu computador e relacione a imagem ao link abaixo:
http://entretenimento.uol.com.br/ultnot/livros/resenhas/2009/03/21/ult5668u86.jhtm
Pronto. Seu link estará pronto para ser clicado. Depois é só divulgar para outros blogueiros e amigos. Parentes também estão valendo, risos...
Se der alguma coisa errado é só me escrever.
Valeu!
Edu e amigos,
Parece que não consegui postar este comentário no campo do post sobre ameaça à internet livre, então vou tentar deixálo aqui (desculpem, sei que não tem nada a ver com o post do santo sacerdote)
_______
Edu e amigos,
Sinceramente... descalabros como esses (o projeto de Azeredo)e censuras de programas pelo Gilmarzão, e o bonito caso de caridade com rádio pública de Noblat, mais o fato da mídia dar voz aos roedores mas não aos cabras... Creio que é hora de nos inspirarmos nos nossos hermanos argentinos e começarmos a discutir e requerer do gov. federal, do congresso e do senado que se reformulem as leis (tá, pode dizer que eu vá sonhando, mas acho que é bom pelo menos tentar, então vou dar minha carinha de tenra tez a bater)
Acredito que é hora de começarmos a discutir uma nova lei Audiovisual, assim como uma Carta de direitos na Internet que se baseie nos tratados de Direitos Humanos, como o novo projeto de lei da Argentina.
um link básico, pra quem tiver interesse:
http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/
um abraço a todos
Flávia,
Essa discussão em torno de Projetos de lei que pretendem "vigiar" usuários da internet é tão importante que preocupa o fato dele ser pouco divulgado pela mídia. Tirando a blogosfera, pouca se lê a respeito. Parece existir uma campanha delibera para não informar.
Quanto a reforma da legislação sobre transmissões áudio-visuais, o governo Lula ( tudo bem, não depende só do governo) perdeu uma grande oportunidade para rever alguns critérios de concessão, ampliando o número de canais que poderiam ser transmitidos em cada faixa de sinal digital. Seria possível ampliar consideravelmente o número de canais, mas se preferiu manter tudo como está com a desculpa de garantir "maior qualidade de imagem". Esse não é um tema que veremos discutido pelos grupos que tradicionalmente dominam a imprensa brasileira, e certamente tentaram impedir qualquer reforma que diminua seu poder de formadores da opinião pública. Vai caber a nós, blogueiros, levantarmos o debate e dar a ele a amplitude que precisa ter. Isso se não nos calarem antes, como parecem querer fazer.
Postar um comentário
Seu comentário é bem vindo!