Tecnologia do Blogger.

domingo, 22 de março de 2009

Coisas da Cidade

Voltando do happy Hour na sexta-feira, fui abordado por uma vendedora da Revista Ocas. Pilar é seu nome. Moça muito simpática e sorridente que conhecia todo o conteúdo da revista que estava vendendo. Mais que vendedora, Pilar é uma leitora engajada.
A Ocas _ Organização Civil de Ação Social _ é uma Organização sem fins lucrativos que atua no resgate de pessoas em situação de risco, como aquelas que vivem na rua ou estão a um passo disso. O termo morador de rua, como bem me lembrou Pilar, não é usado pela Organização, pois a rua não é casa para ninguém. Vive-se nela por não ter onde morar.
A revista é editada por jornalistas, mas também abre espaço para as pessoas assistidas pela Organização, como a poetisa Pilar. O vendedor associado compra a revista por R$1,00 e a revende por R$3,00. Todos usam crachá e devem seguir um código de conduta. O objetivo é ressocializar essas pessoas e recuperar sua auto-estima e dignidade.
Comprei a revista e ficamos conversando sobre o escritor, músico e poeta Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, de quem ela trazia um livro e a quem eu, na verdade, pouco conhecia. A cidade grande inspira medo, mas também oferece a oportunidade de conhecer pessoas como Pilar e de ouvir poesias inspiradas no Sertão Nordestino em pleno coração da Metrópole.
Na revista, o quadro "Filosofia de Esquina", fazia a pergunta: "Qual foi a última vez que você fez algo pela primeira vez?" Confesso que precisei de um tempo para lembrar, e você?

6 comentários:

Guilherme Diogo Rodrigues disse...

Acho que a ultima vez que fiz algo pela primeira vez , deve ter um mês e meio ou dois , quando criei meu blog , e comecei a escrever para quem quisesse ler.

Roberto l.Silva disse...

Nossa lembrar de uma coisa que fiz pela primeira vez,nossa pergunta dificil essa hein?(risos),nossa acho que a recemtemente foi formatar duas maquinas em prazo de 4horas la no Senai , olha faz mais ou menos uns 2 meses, acho interresante Organizaçôes Socias, que tiram pessoas que moram nas ruas da nossa grande São Paulo, mas não so morradores também ajudam pessoas as se libertarem dos vicios do alcool, drogas.
Gostei da postagem um abraço !

Anônimo disse...

A última vez que fiz algo pela primeira vez foi no começo de Março, quando assumi algumas aulas de religião. Antes disso talvez tenha sido a minha colação de grau _ vestir beca, fazer juramento, essas coisas, o que aconteceu em Janeiro. Sem dúvida foram coisas muito importantes, mas nada muito interessante...

Hugo Albuquerque disse...

Eduardo,

Eu já conhecia o projeto, na frente da faculdade onde eu estudo tem um senhor que quase todo dia tá lá vendendo ela. É um projeto legal porque ao mesmo tempo que gera alguma renda para as pessoas que participam dele também traz a possibilidade delas obterem a única coisa que o sistema não pode tirar de ninguém e, ao mesmo tempo, a única coisa que pode libertar alguém: O conhecimento.

Sobre a pergunta, eu tenho feito muitas coisas novas de uns tempos para cá, mas se me fosse perguntado qual foi a última vez que eu fiz algo pela primeira vez que me fez me sentir bem, certamente eu teria de forçar a memória...

Anônimo disse...

Eu também já fui abordada diversas vezes pelos vendedores da Ocas e é assim mesmo: eles são super engajados e sempre que to com grana acabo comprando.

Anônimo disse...

Hugo e Flávia,

Conheci a Ocas em 2005, quando entrei na faculdade. O projeto é mesmo essencial para a vida de muita gente. E a revista é muito boa. Além de ajudar a pessoa de quem se compra a revista e a organização, ganhamos com a leitura dos artigos.

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo!

  ©Conversa de Bar - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo