Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Por tudo; e Apesar de Tudo, O Rio Continua Lindo

No último fim de semana eu e alguns amigos paramos num barzinho _ lotado! _ nas imediações da _ sempre movimentada _ Rua Augusta, no Centro. Lá pela sexta cerveja, não lembro porque, o Rio de Janeiro foi trazido à mesa: _ "Lá não poderíamos ficar conversando tranquilamente na calçada, sem o risco de um arrastão ou de uma bala perdida". Disse um dos meus amigos. _ "Não é bem assim". Emendei. "O Rio é tão violento quanto São Paulo, e como qualquer outra cidade, possui lugares mais seguros que outros. Certamente poderíamos estar bebendo tranquilamente em muitos pontos do Rio de Janeiro".

Todos me olharam como se eu fosse um cego e para me convencer citaram, um por um, as últimas noticias da TV sobre um Rio tomado pelo medo e pela guerra do tráfico. Não adiantou dizer que conheço o Rio de longa data, desde 1993. Fui voto vencido. E antes que a animosidade contra o Rio fosse transferida para minha pessoa, decidi mudar de assunto.

Não é fácil falar bem do Rio para alguns paulistanos e as imagens de violência exportadas pela cidade também não ajudam. Já na segunda-feira recebi de alguns desses amigos três e-mails sobre os confrontos entre polícia e traficantes na Zona Sul. Cenas tristes e chocantes, resultado de políticas equivocas de governos populistas, mas que não resumem o Rio de janeiro. A cidade continua linda e pronta para surpreender aqueles que estão dispostos a conhecer seus encantos. Como bem lembrou minha amiga Fernanda, uma paulistana que também é apaixonada pela Cidade Maravilhosa.

4 comentários:

Roberto l.Silva disse...

Bom eu também concordo com vc Edu. eu não acho o Rio tão violento assim pois existem lugares tranquilos la ,e não so violencia ,pois ja conheço o Rio faz bastante tempo também desde 1996 ,acho que aqui em São Paulo também é violento pois a viloencia não escolhe so um lugar, tenho esse mesmo problema que vc que quando falo do Rio de Janeiro para amigos paulistanos sempre gera essa mesma polêmica que o Rio é violento,mas também tenbho amigos que adoram o Rio.

Anônimo disse...

É sempre assim, né Roberto?

O que me irrita bastante é que as pessoas falam com convicção sobre algo que elas não conhecem. E não é só com relação ao Rio, não.
Mas como algumas discussões não valem a pena, o jeito é deixar pra lá.

Roberto l.Silva disse...

É isso mesmo Edu,acho que as vezes nós humanos não deveriamos julgar, sem conheçer aquilo que julgamos!,você esta certo não e so o Rio não....

SampaVelox disse...

Oi Edu! Estou atrasada com as postagens, leituras e retribuições, mas não a ponto de deixar de vir aqui agradecer e, claro, DEFENDER O RIO DE JANEIRO.
E olha que eu sou apaixonada por São Paulo, hein!
Lembra quando eu dizia pra vc: "Só aceito discutir Educação com quem já pisou numa sala de aula?". Pois é. Vivência é tudo. Falar de fora é fácil. Pois agora, digo também: "Só aceito discutir Rio de Janeiro com quem já morou lá ou já visitou a cidade várias vezes".
O Rio tem SIM os seus problemas, como Sampa tem os seus. Pode mesmo ser mais violenta que Sampa, mas devem-se guardar as devidas proporções: dá, SIM, pra passear à noite, sentar-se num boteco com mesas na calçada e curtir BEM a cidade.
São Paulo só vê defeito nas outras cidades, como se nós fôssemos "perfeitos". Pois pra um curitibano, por exemplo, isso aqui e um inferno: sujo, barulhento, bagunçado...
Em suma: pontos de vista divergem; "podem" ser discutidos, mas DEVEM ser respeitados.
Defendo o Rio pros paulistanos, assim como já tive de defender Sampa pros curitibanos.
Cada cidade tem seus encantos e desencantos.
A nós cabe aproveitar o primeiro e saber evitar o segundo.
Beijão pra vc,
SAMPAVELOX

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo!

  ©Conversa de Bar - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo