Tecnologia do Blogger.

sábado, 27 de março de 2010

O Modelo Serra de Educação.

Atualizado em 27/03 às 15:30H002
Assembléia dos Professores realizada ontem, 26 de março, no Morumbi,  começou como as anteriores. Milhares de professores de todas as regiões do estado de São Paulo foram chegando aos poucos, a pé, em coletivos e nos muitos ônibus fretados vindos do interior. Estes, mais uma vez, foram alvo de arbitrariedades por parte da Polícia Rodoviária, não foram poucos os relatos de professores que tiveram seus ônibus parados nos pedágios sem qualquer explicação ou justificativa. Mas esses incidentes, antes de intimidar, parecem contribuir para aumentar a determinação dos professores que por volta das 16 horas já haviam tomado toda a área em frente ao estádio do Morumbi, convertendo, por algumas horas, o templo do futebol no templo da cidadania. Dezenas de cartazes e faixas expunham as reivindicações, palavras de ordem eram ouvidas por todos os lados, mas tudo de forma alegre e descontraída, apesar da chuva.

Representantes do governo chegaram a “convidar” uma comissão de professores para serem recebidos no Palácio dos Bandeirantes. Lá dentro ouviram que a Secretaria não “entende” a pauta de reivindicações e que a abertura de diálogo estaria condicionada ao fim da greve _ que para o governo atinge apenas 1% das escolas.
O Governo não apenas se recusou a iniciar qualquer conversa como mandou a tropa de Choque reprimir os professores, impedindo a qualquer custo que a manifestação se aproximasse do palácio. Enquanto a comissão formada por representantes do sindicato ainda buscava uma negociação, bombas de efeito moral e tiros de balas de borracha eram disparadas contra professoras e professores. dezenas de pessoas ficaram feridas, muitas passaram mal por causa do gás, mas a multidão não arredou pé do Morumbi até o fim da Assembléia, que acorreu por volta das 19  horas, ainda sob o som das bombas. Um helicóptero da Polícia  Militar sobrevoava baixo para impedir que os professores ouvissem seus representantes. O barulho atrapalhou, mas foi em vão. Por unanimidade os professores de São Paulo decidiram manter a greve.
Um dado preocupante em relação a esta manifestação foi a presença, entre os professores, de policiais a paisana,como a própria PM deixou passar em nota.  Algumas pessoas relataram que foram agredidas com socos e chutes por homens não fardados. Se essa ordem partiu do governo Serra ,então significa que este abandou de vez os valores que regem a democracia, valores que esses professores, que ontem foram agredidos, dedicam a vida para ensinar.

004
014
A imprensa divulgou que cerca de 5 mil professores estiveram no Morumbi. Esse número foge totalmente da realidade, como qualquer um dos presentes pôde perceber. Que a partir dessas imagens o leitor tire suas próprias conclusões.


019
020
025
033
036
A Marcha dos professores momentos antes do início da repressão policial.



5 comentários:

Hugo Albuquerque disse...

Parabéns pelo trabalho, Edu, é triste essa situação da educação paulista sob a égide do tucanato.

Eduardo Prado disse...

Obrigado, Hugo!

É muito triste! A maior rede de ensino público do Brasil não tem apenas 5 milhões de alunos, mas 5 milhões de vitimas.

jose apolinario disse...

Esse gorvernador e muito do covarde ,mandando os seu capachos nos repreender,nada disso teria acontecido se elenao tivesse dado essa ordem , mas tudobem o dele estar por vir.Ai vamosver quem vai rir melhor.

Eduardo Prado disse...

José Apolinário,

Sinceramente eu espero rir muito ainda, não exatamente desse governo infeliz, mas por termos conseguido nos livrar dele, de uma vez por todas.

Abraço!

Anônimo disse...

Já não bastassem a agressão moral, através do salário humilhante e das condições deploráveis; agora o esse "desgoverno"parte para a agressão física também?
Por que tanta raiva e tanto desprezo contra as pessoas que , apesar de tudo, tentam educar nossos jovens?
E um ser desses ainda quer "desgovernar o Brasil?
Alguém pode dizer a ele que não é acabando com a educação e batendo nos professores que ele vai conseguir isso?

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo!

  ©Conversa de Bar - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo