Tecnologia do Blogger.

sábado, 8 de maio de 2010

O Destino do Elevado Costa e Silva.

Minhocão  Satirianas 066
Veja galeria de fotos aqui.
Há 39 anos este colosso em concreto armado é um monumento ao que não se deve fazer a uma cidade. Inaugurado em 1971 para resolver os problemas de ligação entre as Zonas Leste e Oeste da Capital, o Elevado Costa e Silva acelerou a degradação do Centro, desvalorizou os imóveis do entorno e ,além de não ter nehum atrativo arquitetônico, ainda escondeu o que restava de elegancia nas avenidas São João e Pacaembú. A região só não é mais sombria graças aos grafites que enfeitam suas colunas, _  mas até os grafiteiros têm rareado suas intervenções no local, tamanho é o descaso do poder público.
Vários urbanistas e prefeitos já demonstraram interesse na sua demolição, solução que esbarra num problema: Como botar o Elevado abaixo sem agravar o já caótico trânsito de São Paulo? O atual prefeito, Gilberto Kassab, diz ter a resposta. Trata-se da Operação Urbana Brás/Lapa, antiga região industrial da cidade cortada pelos trilhos da CPTM, hoje esvaziada e subaproveitada. A linha férrea seria enterrada abrindo espaço na superfície para uma grande avenida que receberia com folga o fluxo do elevado. A idéia parece boa, mas é só uma idéia, não há nehum estudo sério sendo realizado neste sentido. Mas demolir seria a melhor alternativa?

Minhocão  Satirianas 013
Minhocão  Satirianas 040
Minhocão  Satirianas 031
Minhocão  Satirianas 045
Minhocão  Satirianas 060
Minhocão  Satirianas 064
Nestes quase quarenta anos o Minhocão se tornou um dos elementos identitários da metrópole, retratado em documentários, filmes nacionais e estrangeiros, como em  “Ensaio Sobre a Cegueira”.
Acredito que seria possível diminuir o impacto negativo que ele tem sobre a cidade se a prefeitura fizesse a manutenção  adequada  da estrutura e instalasse equipamento urbanos sob o vão livre. Um bom exemplo de que pode ser possível conviver com ele é o fechamento da via para carros nos finais de semana e feriados, colocado em prática pela prefeita Marta Suplicy. Essa medida criou mais um espaço de laser para a população do centro, carente de espaços desse tipo, e, se bem aproveitada, pode conferir à estrutura uma imagem menos hostil.
PS: Enquanto o Minhocão continuar de pé poderia pelo menos receber outro nome, para que além de feio, ele não faça também, homenagem a um ditador.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo!

  ©Conversa de Bar - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo