Tecnologia do Blogger.

domingo, 25 de julho de 2010

As Declarações de Stallone Sobre o Brasil

Conversa de Bar
Durante a divulgação do seu mais recente trabalho, o filme “Os mercenários”, rodado no Rio de Janeiro, o ator Sylvester Stallone fez alguns comentários nada elogiosos sobre os brasileiros. No primeiro, sobre a disposição dos fluminenses em colaborar com a produção do filme, disse que “Você pode explodir o país inteiro e eles vão dizer obrigado, e aqui está um macaco para você levar de volta para casa”. Em seguida debochou do símbolo ostentado pelo B.O.P.E., a polícia de elite do Rio de Janeiro: “Os policiais de lá usam camisetas com uma caveira, duas armas e uma adaga cravada no centro; já imaginou se os policiais de Los Angeles usassem isso? Já mostra o quão problemático é aquele lugar”.
O comentário infeliz do autor repercutiu forte por aqui e não faltaram críticas indignadas na imprensa e na internet, sobretudo no Twitter. Diante da repercussão negativa, e para não atrapalhar a bilheteria do filme no Brasil, Stallone não demorou a se retratar, pediu desculpas aos brasileiros e terminou por lançar elogios a esse “grande país”.
As autoridades brasileiras costumam dispensar um tratamento muito especial a celebridades internacionais que passam pelo país. Recentemente a cantora Madona circulou pelas ruas do Rio e de São Paulo escoltada por batedores da polícia militar e ainda foi recepcionada no Palácio dos Bandeirantes com pompa e circunstância que fariam inveja a chefes de Estado em visita oficial ao país. Fãs tem todo o direito de expressar carinho e admiração pelo seu pop star favorito, e as autoridades a obrigação de lhes garantir a segurança devida _ como a qualquer cidadão, aliás _ , mas tietagem de Estado tem limite. Não acompanhei a estadia de Sylvester Stallone no Rio, mas talvez a “atenção especial” que a equipe de filmagens recebeu das autoridades tenha impressionado o ator a ponto de motivar o primeiro comentário.
Quanto ao segundo comentário, Stallone tem toda razão. O símbolo usado pelo B.O.P.E., mesmo não representando a corporação como um todo, indica uma distorção da imagem que a policia deveria ter. Uma caveira transpassada por uma espada e cruzada por duas pistolas só representa duas coisas, violência e morte, além de muito mal gosto, claro.
Provavelmente o ator estadunidense nem tomou conhecimento do caveirão, uma viatura blindada que a tropa de elite do Rio usa para “patrulhar” os bairros populares da cidade maravilhosa ao som da mesma melodia tétrica dos filme de Freddy Krueger, provocando terror na população, sobretudo nas crianças. Algo do tipo: “Corre, corre, o caveirão vai te pegar…; Dá no pé, mané; corre pra morrer, corre!; Não adianta, correr, o caveirão vai te pegar…. Ou ainda: “Sou guerreiro do B.O.P.E. e não admito falha, vou te meter bala e te mandar para a vala”; “O caveirão ta na favela, invadiu o morrão, Vamos te meter bala e não é perdida, não!”. Não precisa ser de hollywood para ver nestas coisas indícios de uma sociedade problemática. Um desses singelos jingles pode ser ouvido aqui.
Eu também não gosto quando falam mal do meu país, mas acho que não devemos dar tanta importância a opinião de celebridades, mesmo de um Stallone. Deixemos que os fãs brasileiros se entendam com eles.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho interessante as pessoas não terem o "senso crítico" pra falarem dos problemas brasileiros e das questões políticas, mas se doerem tanto quando vem um "Stallone" e fala mal do país. Pura fofoca é do que as pessoas gostam, de verem os reais problemas elas nao gostam.

Anônimo disse...

Eu acho que o simbolo do BOPE ser uma caveira não é problema algum, é uma maneira de intimidar os bandidos... e stalone deveria pesquisar antes ( e voces tbm ), pois o bope é uma policia elitizada e não são assassinos, muitas das maiores invasões que fazem mais apreendem que matam bandidos ( embora ache que tenha que matar mesmo! e o DH?! nao vejo eles dando valor pro DH das pessoas que eles matam, mutilam e etc)...

Só para fechar, o BOPE é uma policia muito bem treinada e não um grupo de milicias, quanto ao simbolo, BOPE nao foi feito pra ganhar concurso de beleza nem pra fazer passeata... quer carro bonito vai no carnaval!

Anônimo disse...

Não gosto dos filmes do Stallone tampouco o acho despreparado para falar de assuntos do Brasil. Porém ele tem razão em uma coisa: "o quão problemático é aquele pais (o Brasil)". Se um pais necessita de uma polícia especial, treinada em táticas de guerrilha, que usa símbolos intimidadores que presumem a morte, imaginem com que tipo de marginais essa polícia tem que lidar, não é mesmo??? Nem sempre!!! Prova disso é o mais recente episódio no RJ (como sempre), onde o impetuoso governador colocou o BOPE para dar porrada em Bombeiro. Isso só porque eles (os bombeiros) reivindicavam justo aumento salarial. E o Bope, como bom cão treinado, foi lá. Deu porrada nos próprios companheiros de farda (afinal, não são bombeiros militares?). Que pais é esse??? Que polícia é essa??? Como seria o caso se ocorresse lá em Los Angeles, terra do Stallone? Como o governador de lá, ex-astro do cinema, trataria uma categoria de trabalhadores servidores do Estado? (aliás, os poucos capazes de atos de heroísmo nesse país)

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo!

  ©Conversa de Bar - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo