Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

O Teatro Mágico na Mira da Grande Imprensa?

A trupe O Teatro Mágico Foto retirada daqui

Em qualquer lugar do mundo eleições democráticas despertam atitudes passionais entre partidários desse ao daquele candidato, o que é normal, dentro de limites previamente estabelecidos. O problema é quando algum grupo, seja econômico, religioso ou midiático usa seu poder para forçar a balança a favor de um candidato em detrimento de outro, desequilibrando o jogo democrático. É o que está acontecendo agora no Brasil.

Vozes favoráveis ao candidato apoiado pelos grandes meios de comunicação são acolhidas e amplificadas enquanto as discordantes são abafados e seus portadores, para causarem menor dano, tem sua reputação colocada em dúvida frente a opinião pública. Jornalistas “dissidentes”, blogueiros e artistas estão entre as principais vítimas e a última delas parece ter sido o grupo O Teatro Mágico, sobre o qual eu já escrevi um artigo aqui no Conversa de Bar, reproduzido no site oficial do grupo.

No dia seguinte a participação da trupe no “Encontro da Cultura com Mercadante” (vídeo)_ ocorrido em 13 de Julho _ do qual participaram vários artistas da cena cultural paulista, o Blog do Noblat reproduziu um artigo de Ilmar Franco, colunista do jornal O Globo, que da a entender que o grupo estaria sendo favorecido pelo governo Lula: “Apoiador da candidatura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República, o grupo O Teatro Mágico recebeu R$ 40 mil do Ministério do Desenvolvimento Agrário para tocar na Feira da Agricultura Familiar, em Brasília, no mês passado” (siga o link).

Não haveria nada de errado no texto se não fosse omitido do leitor que do mesmo evento também participaram Lenine, Gilberto Gil, Lirinha, Otto e Ney Lisboa, como informou Fernando Anitelli (@fanitelli) no Twitter (leia também este artigo do jornalista Renato Rovai). Também não há qualquer informação sobre o cachê pago aos outros artistas.

@teatromagico4

@teatromagico

@teatromagico3

A nota  informa ainda que a direção do grupo impõe sua preferência política aos demais membros, o que, segundo O Teatro Mágico, no Twitter, também não é verdade:

@teatromagico6

@teatromagico6-2

Nas palavras de Augusto Anitelli, que podem ser lidas aqui, O Teatro Mágico possui hoje “o projeto de maior alcance militante e engajado do país”, em questões que vão das garantias à Internet livre e a modernização da Lei de Direitos Autorais até a defesa do meio ambiente e da reforma agrária. Sem contar que é um exemplo entre os artistas que fizeram sucesso sem se submeterem ao esquema das grandes gravadoras. Com tantas qualificações assim a trupe é um alvo e tanto!

Twitter Fanitelli

* A posição dos twitters no texto não corresponde rigorosamente a ordem em que foram postados.
 

7 comentários:

Guilherme Diogo Rodrigues disse...

Olá, Edu

Fiquei sabendo do ocorrido com O Teatro Mágico, ridiculo isso, uma obivia manipulação dos fatos, um belo exemplo do jornalismo marrom.
Curioso o fato da Troupe estar sendo censurada a mais de 2 anos na virada cultural em ??
Será coencidência??
Eu creio que não, assim como não foi coencidência a demissão do jornalista Herodoto Barbero do Roda Viva!!
Agora só nos resta esperar pra saber o resultado desse filme: "O massacre da moto serra".

Abraços.

Ps: Nunca duvidei da idoneidade da Teatro Mágico.

Eduardo Prado disse...

É lamentável, mesmo, Guilherme!
E depois dizem que o PT é que representa ameaça a liberdade de expressão.
Abraço!

Guilherme Diogo Rodrigues disse...

Edu

É verdade, ouvimos dizer muito isso na época da Confecom.
Em relação à uma posição poilitica, você vota em algum patido especifico, Edu ?

Abraço.

Eduardo disse...

Guilherme,

Eu não tenho partido, mas posso dizer que o PT representa, hoje, o que mais se aproxima do que eu espero para o Brasil. Em 2002 votei em Serra pra presidente _ ninguém é perfeito, mas como Deus é bom ele não ganhou _ e não em Lula. E essa foi a última vez que votei em alguém do PSDB. Houve um tempo em que eu via o PSDB como um partido equilibrado entre uma esquerda mais agressiva ( pelo menos eu pensava assim), representada pelo PT, e uma direita insensível e gananciosa, representada pelos PFLs e Malufs da vida. Mas essa PSDB não existe mais, se é que algum dia existiu.

E você, o que pensa a respeito?

Guilherme Diogo Rodrigues disse...

Edu,

Bom, quando eu era mais novo também gostava do PSDB, acreditava que poderiam fazer alguma diferença e melhorar a vida do povo. Essse meu ponto de vista mudou de uns tempos pra cá, tenho pensando muito nas prospostas do PT e ,hoje, respresentam mais o que eu quero pro Brail, apesar de muitos escandalos envolvendo mensalões creio que esse governo conseguiu fazer alguma coisa pelos menos favorecidos e trouxe uma melhoria e uma estabilidade que há muito não se via.

Abraços.

Marcos Vinicius Gomes disse...

Olá Eduardo!

Dando muita aula?
Eu não gosto muito do grupo, mas a proposta é interessante. O que irrita é um pouco esta coisa blase de 'não rendidos ao sistema'...soa um pouco óbvio, visto que a indústria fonográfica já foi para o espaço há muito tempo. Mas esta rede que sustenta a banda, aliada a novos meios de comunicação como a net é bem-vinda.
Abs

Eduardo Prado disse...

Marcos Vinicius,

Trabalhando muito, sim! E você, como anda?

Eu eu fui conhecendo O Teatro Mágico aos poucos, através de alunos, de um cunhado adolescente fã da trupe e de um show durante a Virada Cultural de 2007, se não me engano. Se também não sou um desses fãs de carteirinha, talvez seja por causa da minha idade.

Gostar ou não de um grupo musical é questão de gosto ou de afinidade, mas isso não impede de reconhecer os méritos tanto do sucesso d'O Teatro Mágico junto aos jovens quanto da mensagem que que a trupe divulga com suas letras, muitas delas de cunho social como Cidadão de Papelão, uma das minhas favoritas.

Mesmo a postura do grupo frente a Indústria Fonográfica merece reconhecimento, já que foram as barreiras impostas por uma gravadora que levaram O Teatro Mágico a partir para a experiência da música livre, e que no caso deles foi muito bem sucedida, ajudando a abrir caminho para outros artistas.

Obrigado pelo comentário! É muito bom tê-lo aqui!

Abraço!

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo!

  ©Conversa de Bar - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo