Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 24 de março de 2009

A Cruzada Conservadora de Bento XVI

papa_bento_xvi_a

Terminou ontem a viagem do Papa Bento XVI à África, onde visitou a República dos Camarões e Angola. Do ponto de vista do Vaticano, a viagem foi um sucesso.
Sem medo de despertar polêmica, Bento XVI voltou a condenar o uso de preservativos, até aí nada de novo, não fosse o Papa apontar o seu uso como o principal culpado pela epidemia de Aids no Continente. Uma afirmação irresponsável, principalmente por ser dirigida a uma população flagelada pela doença.
O Papa Bento XVI condenou também o que ele chamou de etnocentrismo africano. O europeu pode? As missas católicas, segundo ele, estão sofrendo um excesso de influências da cultura africana, como ritmos e cores locais, o que, segundo o Papa, pode afastar o católico africano da verdadeira mensagem de Cristo. Antes de partir, o Papa ainda ainda condenou a pratica de religiões tradicionais da África, as quais ele se referiu como bruxaria e feitiçaria.
A viagem de Bento XVI a estes dois países foi uma escolha estratégica . São países com expressivo contingente de católicos, têm altas taxas de crescimento demográfico e experimentaram um grande desenvolvimento econômico nos últimos anos, embora a crise mundial esteja diminuído seus lucros com o Petróleo. Enquanto a Religião Católica estagnou na maioria dos continentes, é a que mais cresce na África, algo em torno de 3% ao ano. Em 2025 um sexto dos católicos do mundo devem ser africanos.

10 comentários:

Roberto l.Silva disse...

Eu fiquei sabendo dessa noticia Edu,em minha opinião acho que com essa visita que o Papa Bento XVI fez e pode aumentar mais a crença no catolicismo na Africa,em minha opinião só uma coisa que acho errada do Papa ,apontar sobre o uso de preservativos ,se realmente isso está ajudando a previnir contra o viros da Aids se manifestar mais do já se manifestou´hoje me dia.

Anônimo disse...

Edu e amigos,

Parece que não consegui postar este comentário no campo do post sobre ameaça à internet livre, então vou tentar deixálo aqui (desculpem, sei que não tem nada a ver com o post do santo sacerdote)
_______

Edu e amigos,

Sinceramente... descalabros como esses (o projeto de Azeredo)e censuras de programas pelo Gilmarzão, e o bonito caso de caridade com rádio pública de Noblat, mais o fato da mídia dar voz aos roedores mas não aos cabras... Creio que é hora de nos inspirarmos nos nossos hermanos argentinos e começarmos a discutir e requerer do gov. federal, do congresso e do senado que se reformulem as leis (tá, pode dizer que eu vá sonhando, mas acho que é bom pelo menos tentar, então vou dar minha carinha de tenra tez a bater)

Acredito que é hora de começarmos a discutir uma nova lei Audiovisual, assim como uma Carta de direitos na Internet que se baseie nos tratados de Direitos Humanos, como o novo projeto de lei da Argentina.

um link básico, pra quem tiver interesse:
http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/

um abraço a todos

Anônimo disse...

Eduardo,

Concordo com você! A campanha _ sim, eu considero uma campanha _ do Vaticano contra o uso de preservativos é irresponsável. Será que a Igreja não percebe o quanto ela está colaborando para desinformar a população?

Também acho irresponsável o Papa falar contra as religiões dos africanos, querendo impor a sua cultura. Eu não sou católico, então pra mim tanto faz, mas tem muita gente que segue o que o papa prega.

Abraço!

Anônimo disse...

Os católicos pensam que o uso da camisinha aumenta a prática do sexo. Ignorância histórica. Onde há ser humano, há sexo, mesmo onde impera a repressão sexual. A palavra idiotice passa pela minha cabeça, mas talvez não seja isso. É mais provável que esse discurso tenha mesmo é um caráter impositivo para a manutenção do poder de Roma. Idiotas são os leigos que seguem os conselhos do sumo-sacerdote do Vaticano.

Esse Papa etnocêntrico pensa que sua presença na Áfrca ou em qualquer lugar católico vai impor medo aos praticantes do catolicismo popular. Duvido que tenha algum efeito. O que os cristãos não percebem é que suas próprias práticas religiosas mais próximas da "mensagem de Cristo" são repletas de rituais de feitiçaria e bruxaria.

Mas, vejam só, o Papa pode ser racista sem sofrer nenhuma repreensão. É aquela velha história, pode-se discutir qualquer assunto em que haja discordância, mas quando o assunto é religião, cada um pode defender sua opinião sem precisar justificar nada (exceto os ateus e agnósticos, que são obrigados a ficar calados).

Anônimo disse...

Roberto,

Acredito que no Brasil a "campanha" da Igreja contra o uso de preservativos, que é, até agora, a maneira mais eficiente de evitar a contaminação pelo HIV, não causa muito impacto. Tanto pela independência do católico brasileiro em relação ao Vaticano, quanto pelas campanhas promovidas pelo Estado ao longo desses quase trinca anos de epidemia e que colocam o brasileiro entre os povos mais informados sobre a Aids no mundo. Não é o caso da maioria dos países africanos, onde o HIV se tornou um verdadeiro flagelo. Além da falta de informação, a religiosidade parece ter um papel mais determinante no comportamento dos fiéis que no Brasil, por exemplo.

Marcelo,

Ao condenar as religiões tradicionais do continente e incorporação, nos ritos católicos, de elementos tradicionais da cultura Africana, o Papa não só faz relembrar toda a história de dominação européia com a imposição da cultura ocidental como ainda pode estimular a intolerância religiosa, da qual muitos países da África, como Angola, ainda estão livres.

Anônimo disse...

Flávia,

Obrigado pelo comentário! Não tem nenhum problema em ele ficar aqui.

Essa discussão em torno de Projetos de lei que pretendem "vigiar" usuários da internet é tão importante que preocupa o fato dele ser pouco divulgado pela mídia. Tirando a blogosfera, pouca se lê a respeito. Parece existir uma campanha delibera para não informar.

Quanto a reforma da legislação sobre transmissões áudio-visuais, o governo Lula ( tudo bem, não depende só do governo) perdeu uma grande oportunidade para rever alguns critérios de concessão, ampliando o número de canais que poderiam ser transmitidos em cada faixa de sinal digital. Seria possível ampliar consideravelmente o número de canais, mas se preferiu manter tudo como está com a desculpa de garantir "maior qualidade de imagem".

Não é um tema que veremos discutido pelos grupos que tradicionalmente dominam a imprensa brasileira, e certamente tentaram impedir qualquer reforma que diminua seu poder de formadores da opinião pública. Vai caber a nós, blogueiros, levantarmos o debate e dar a ele a amplitude que precisa ter. Isso se não nos calarem antes, como parecem querer fazer.

Obs: Também publiquei esse comentário no post "Projeto Ameaça Internet Brasileira". Vou colar minha resposta lá também.

Anônimo disse...

Thiago,

Boa lembrança essa sua sobre as práticas pagãs de rituais, bruxaria e magia incorporadas pela Igreja Católica. A transubstanciação do pão e do vinho em sangue e carne, a mudança de status da água consagrada e de "poderes divinos" atribuídos a palavras e objetos, como o crucifixo, são apenas alguns exemplos.

O mais engraçado de tudo isso é que Bento XVI parece se servir das polêmicas criadas com seus sermões. Elas chamam a atenção da mídia e colocam a Igreja sempre em evidência. O meu receio é que sermões como o de Angola, em que o Papa condena elementos da religiosidade africana aumentem a intolerância religiosa.

Hugo Albuquerque disse...

O grande problema da Igreja é a sua contradição de origem que, não raro, é inconcialiável: Ela é tanto católica apostólica quanto romana.

Por outro lado, no que envolve o uso da camisinha, a Igreja promove um contorcionismo lógico de dar vergonha. Oras, por mais tosco que seja, ela pode se posicionar contra o sexo antes do casamento ou o sexo sem ter como finalidade a procriação, no entanto, dizer que há relação entre o uso do preservativo e o aumentação da contaminação da AIDS é pueril, desonesto e criminoso.

ADÃO REGINA MOREIRA disse...

CREMOS QUE IGREJA CATOLICA E´A UNICA COM AS VERDADES DO EVANGELIO , POR ISSO O SANTO PADRE FAZ SUAS VISITAS NO MUNDO TODO COMO JESUS PARA ANUNCIAR A BOA NOVA PO ELE POCLAMADA .
AGRADECEMOS A DEUS PELOS SACRAMENTOS QUE ELE NOS DEU COMO PRESENSA VIVA NO MEIO DE NOS .
PEDIMOS A VOSSA SANTIDADE QUE DE UMA BENÇÃO PARA NOSSA FAMILIA ,POIS A MOMENTOS DIFICEIS EM NOSSA FAMILIA PEDIMOS SUA BENÇÃO E ORAÇÃO POR NÓS .

Anônimo disse...

A questaõ do uso de preservativos,pela igreja católica,chega a ser patética.Espero que ninguem de ouvidos,a essas doutrinas absurdas,sobre a sexualidade.Estudei em colégios de padres,tenho péssimas lembranças,desses infelizes,revoltados com o mundo e com a felicidade alheia.bay bay,igreja horrenda..

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo!

  ©Conversa de Bar - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo