Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Promessa de Campanha é Dívida. Mas Quem paga?

Aumento Tarifa 2

O prefeito Gilberto Kassab mostrou ser um homem de palavra. Pelo menos no que diz respeito a uma de suas promessas de campanha. Na ocasião prometeu, se eleito, manter a tarifa do ônibus em R$2,30 por dois anos. Levou a prefeitura e, como promessa é dívida _  neste caso a dívida foi com os empresários do setor _ os 7 milhões de paulistanos que utilizam o transporte coletivo todos os dias tiveram que pagá-la hoje com um reajuste de 17,4%, bem acima da inflação. É a tarifa mais cara do Brasil!
A manutenção do preço da passagem não foi resultado de uma política séria para o transporte coletivo e sim um acordo de conveniência entre o PSDB/DEMO e os empresários, dispostos a fazer qualquer concessão a permitir mais um mandato à Marta Suplicy, para quem o interesse da população esteve acima do interesse das empresas.
Esse acordo saiu caro para a prefeitura _ que desembolsou, só em 2009, quase quatrocentos milhões de Reais em subsídios para o transporte público _ e, mais ainda, para os usuários. Apesar de todo esse montante doado às empresas, o serviço só fez piorar. Quem utiliza ônibus, principalmente na periferia _ como os passageiros do coletivo superlotado da foto acima _ sentiu na pele os efeitos daquilo a prefeitura chama de “adequação à demanda”, que na prática significa a extinção de linhas e a redução da frota em circulação.
O resultado é que as ruas se enchem de carros, áreas verdes dão lugar a estacionamentos, vias marginais avançam sobre os rios que, quando chove, avançam sobre a cidade, enquanto os congestionamentos ultrapassam, há tempos, o limite do tolerável. Esse é o preço que a sociedade paga pelas escolhas que faz. Pensando bem, o preço é alto demais.

3 comentários:

Anônimo disse...

vc tem toda razao

Charleston disse...

O senhor Kassab continua aprontando das suas,
depois de falar que a situação das enchentes em são paulo não é desesperadora, nos vem com esse aumento absurdo da tarifa de ônibus. E não vai parar por aí não, já estou ouvindo sobre taxa de combate a enchentes. será verdade?

Eduardo Prado disse...

Charles, espero que não!
A prefeitura gastou com publicidade em 2009 o dobre da verba destinada a prevenção de enchentes. Se ele criar uma taxa agora, com esta finalidde, vai estar enterrando de vez seu futuro político. Pensando melhor...há males que vem pra bem...

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo!

  ©Conversa de Bar - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo