Tecnologia do Blogger.

sábado, 13 de março de 2010

Imagens da Manifestação dos Professores na Av. Paulista

Professoras de Rio Claro, que gentilmente posaram para minha câmera, deram um recado à Serra:
Greve Professores 2010 368
Os professores paulistas deram um show de mobilização ontem, 12 de Março, nas Avenidas Paulista e Consolação, mostrando que a categoria está unida e disposta a desmascarar as mentiras divulgadas nos meios de comunicação pelo Governador José Serra e pelo seu Secretário de Educação, Paulo Renato, sobre a situação da educação pública no estado de São Paulo. Tanto descaramento merecia uma resposta a altura. Pois aí está ela. Estas são imagens da manifestação que se estendeu até a Praça da República, no centro, onde fica a sede da Secretaria de Educação de São Paulo.

Protesto com giz

Serra e Paulo Renato, contando com a complacência dos meios de comunicação, enganam a sociedade dizendo que a adesão dos professores à greve é baixa e que a manifestação de ontem não reuniu mais que 12 mil professores (o número oficial divulgado pelo Polícia militar até a noite de ontem era de 8 mil), ou seja, nem 5% da categoria, composta por cerca de 240 mil professores. Já segundo a APEOESP, que não conta com os sofisticados calculos utilizados pela Polícia Miliatar, ou seja, vai na base do olhômetro, havia mais 40 mil professores presentes. O que eu sei é que eramos muitos.
Bem, os números podem ser importantes para medir a dimensão do movimento, mas o que conta mesmo é a garra e a participação de cada um dos que estavam ali presentes, e também daqueles que por diversos motivos não puderam comparecer. Que após ver as fotos a seguir, o leitor tire suas próprias conclusões.

Greve Professores 2010 339
Público que por volta das três horas da tarde, lotava o vão livre do Masp.

Greve Professores 2010 347

Pouco depois das três horas o vão livre do Masp e as calçadas em frente ficaram pequenas para tantos professores, que acabaram ocupando a Avenida Paulista nos dois sentidos.Greve Professores 2010 371
(abaixo) Parque “Trianon” pouco antes da consulta sobre a manutenção da Greve.
Greve Professores 2010 362
Início da passeata até a Secretaria da Educação, na Praça da República.
Greve Professores 2010 374

Descida da rua da Consolação.
Greve Professores 2010 405

Na Rua da Consolação, a quantidade de manifestantes impressiona!
Greve Professores 2010 411-1

Greve Professores 2010 412
Pra quem ainda prefere dar crédito aos números da PM, que tal observar a foto acima e o recorte da mesma foto, abaixo, com destaque para a multidão que desce a avenida a partir do fundo da imagem. Detalhe, à frente desse povo todo desce ainda mais gente!

Greve Professores 2010 412-1 

13 comentários:

Guilherme Diogo Rodrigues disse...

Olá,Edu

Andou sumido em !
Bom,em relação ao post, eu sou a favor a causa e a greve dos professores.
Ifelizmento no Brasil, ser professor é quase uma luta, aqui professor não é reconhecido como é fora do país, até o governo abandona essa classe!

Abraço!

Anônimo disse...

PARABÉNS PELO REGISTRO DO NOSSO MOVIMENTO, AQUI NO INTERIOR PODEMOS SER POUCOS MAS EM SP SOMOS MUITOS, EU E MINHA IRMÃ ESTÁVAMOS LÁ E PUDEMOS MANIFESTAR NOSSA INDIGNAÇÃO, FAZENDO PARTE DO 1%(OPS!) DO INFORME DO GOVERNADOR. CHEGA DE MENDIGAR, SE TEMOS DIREITOS.

Eduardo Prado disse...

Olá, Guilermel!

Obrigado pelo apoio!

Como professor eu sinto na pele o descaso do governo _ e também da sociedade _ com a educação e, principalmente com relação aos proficionais que dedicam suas vidas à ela. Mas nem tudo está perdido. Recebi muito apoio por parte de pais e alunos durante esta semana. Acho que a maioria da população sabe que estamos do mesmo lado.

Quanto ao blog, posso estar postando menos, mas continuo conectado. Até vou escrever um post a respeito, mas o que acontece é que minhas leituras estão mais voltadas para os temas da minha disciplina, para as aulas e para o concurso público. Se o blog fosse sobre educação, postaria mais.

Valeu!

Um forte abraço!

Eduardo Prado disse...

E isso aí, colega!

Não teremos nossos direitos reconhecidos pelo governo se ficarmos passivos diante da truculência do governador. Como escrevi no post, acredito que o número de manifestantes também é importante, mas é a participação individual, no final das contas, que garante a vitória do movimento.

Em são paulo somos muito, mas foi a participação dos professores do interior que garantiu a grandiosidade da nossa Assembléia. Sexta-feira haverá outra, maior ainda. O Serra que nos aguarde!

Abraços!

Unknown disse...

Ola!meu nome é viviane sou estudande do eja,também participei da manifestação,fui pedir socorro,pois nosso governador quer fecha a escola onde estudo.

Eduardo Prado disse...

Olá, Viviane!

Em vez de construir e equipar melhor as escolas que já existem e funcionam de forma precária, o Governo Serra fecha escolas. Essa é a política de Serra para a educação.

Seria interessante que os alunos alunos da sua escola se engajassem para salvá-la, como você vem fazendo. Não sei qual a posição da comunidade neste caso, mas conseguir o apoio dela, se é que vocês já não o tem, é fundamental. escrevam para os vereadores e deputados eleitos pelo bairro, organizem bingos ou outros eventos para arrecadar algum dinheiro para ser usado na elaboração de faixas, cartazes e panfletos. Chamem a imprensa. Criem um blog sobre a escola, sua história e seus alunos e funcionários. mostrem no blog que existe um vínculo entre a cominidade e a escola. Abram uma conta no Twitter e divulguem a situação pela qual estão passando, inclusive bonbardeando a caixa de Twitter do Serra. Pois é, ele também tem Twitter.

Parabéns pela mobilização em defessa da sua escola e obrigado pelo apoio aos professores.

Boa sorte,

Abraço!

Anônimo disse...

Parabéns pelas imagens!

Eu também estava lá e fiquei emocionada com o que vi. De repente a falta de perspectiva que sentia com a profissão deu lugar a um forte sentimento de esperança. Espero que todos os professores continuem unidos na luta, pois só unidos venceremos.

abraços!

Edina

Anônimo disse...

Só 7 comentários cadê os outro 39.993????

Eduardo disse...

Estão nos cartazes e nas faixas empunhadas pelos manifestantes, 40 mil, como você mesmo reconhece.

ROSARIA APARECIDA MARINS disse...

Olá,

NÃO FUI PARA A ASSEMBLÉIA DE SÃO PAULO PORQUE MINHA CIDADE FICA MUITO LONGE E TEMOS APENAS DUAS ESCOLAS ESTADUAIS. UMA VIAGEM COMO ESSA SAIRIA MUITO CARA PARA NÓS. FICO FELIZ QUE NOSSA CATEGORIA ESTÁ UNIDA E MAIS FELIZ AINDA PELA VERDADEIRA FESTA DA CIDADANIA QUE OS PROFESSORES DERAM NA SEXTA PASSADA.
PARABÉNS PELO BLOG E PELAS FOTOS. ESTÃO LINDAS!

ABRAÇOS!

Anônimo disse...

Sou professor e mestre em epidemiologia, vamos dar cunho científico as estimativas. A passeata dos professores ontem durou pelo menos uma hora, com um fluxo de cerca de 12 componentes por segundo. Com uma conta simples resolvemos este problema. 12 vezes 3600 (segundos contidos em uma hora) resulta em pelo menos 43200 componentes, um pouco mais que a estimativa da PM. Se a PM quiser vou lá dar umas aulinhas de estimativa para eles, pois estao precisando de bons professores.

Eduardo Prado disse...

Olá, Rosária! Obrigado!

Foi realmente uma linda festa da cidadania! Participar da Assembléia estadual é importânte porque dá visibilidade às reivindicações, já que a imprensa não dá espaço aos professores, ignorando solenemente nossas manifestações. Mas o que conta mesmo, como já escrevi em outro post, é a participação e o engajamento indivídual onde nos vivêmos e trabalhamos.

Abraços!

Eduardo Prado disse...

Professor,

Acredito mesmo que a PM esteja precisando de umas aulinhas, não só de matemática, mas de republicanismo. O papel da Força Pública, numa República, é servir ao povo, garantindo, não só a segurança e a ordem, quando foram necessárias, mas sobretudo o acesso à dereitos já adquiridos. Uma polícia que existe para defender os interesses dos poderosos distorce o papel que deveria desemprenhar.

Obrigado pelo comentário1

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo!

  ©Conversa de Bar - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo