Eleições 2010: Falta Debate Político.
Não sou tão ingênuo a ponto de imaginar que a cobertura das eleições deste ano correria sem parcialidades ou manipulações irresponsáveis por parte da imprensa, afinal, essa tem sido a regra desde a redemocratização _ antes eu não estava aqui para ver _, mas confesso que fiquei surpreso com a baixeza que estamos assistindo na reta final da campanha eleitoral.
Os grandes meios de comunicação apostaram tudo na derrota do projeto governista, até mesmo o pouco que ainda lhes restava de credibilidade. No lugar de debates sobre as grandes questões nacionais escândalos mal explicados e factóides mal construídos. Nada sobre os diferentes projetos representados por cada candidato, nada sobre o que realmente pensa cada um, nada que lembre política, ou melhor, a boa política. E não é difícil entender porque: Os grupos dominantes _ nossas elites _ representados pela grande imprensa, já definiram o seu projeto de país, já decidiram o que que deve ser levado em conta pelo futuro governo e quando, como e em que velocidade, problemas sociais históricos como a desigualdade social serão resolvidos. Para garantir a vitória vale tudo, até mesmo desqualificar os candidatos e os partidos que representam o projeto concorrente, assim como todos aqueles que compartilham dele.
Ora, se tudo já está definido debates são desnecessários. Questões relevantes para o dia a dia do eleitor devem ser evitados, quando muito apresentados superficialmente para evitar que o eleitor seja levado a pensar sozinho. O processo eleitoral vai sendo despolitizado, esvaziado de propostas que lhe dê sentido. É assim, sem qualquer escrúpulos, que a nossa imprensa esta agindo, a mesma imprensa que se diz tão ciosa dos seus valores democráticos.
2 comentários:
Eduardo,
O Estadão fez um editorial apoiando Serra. Menos mal, pois eles sempre foram direita. Agora tem a Folha que sempre 'tucana'. Enquanto isso , como você disse, nada de proposta. Apenas acusações. A gota d'água foi o Serra dizendo que a pane no metrô foi sabotagem;outros mais iluminados disseram ser uma blusa o causador. Não dá para levar mais nada a sério desse jeito...
Abraço
É, meu caro Marcos, na cobertura dessas eleições a mídia destruiu o pouco de dignidade e respeito que ainda lhe restava e a oposição se degradou a tal ponto que vai inviabilizar sua existência nas condições atuais. PSDB e DEM ou se renovam ou desaparecerão. Quanto aos jornalões, não dá mais pra ler.
Forte abraço!
Postar um comentário
Seu comentário é bem vindo!